sábado, 22 de abril de 2017

PORQUE AQUECER O MOTOR É UMA COISA INÚTIL

Resultado de imagem para PORQUE AQUECER O MOTOR É UMA COISA INÚTIL
1 – Introdução
Quem costuma aquecer o motor do carro antes de sair pelas ruas deve saber que, na realidade, este comportamento é de pouca utilidade. Aliás, para dizer a verdade esta operação não permite que as partes mecânicas do veículo cheguem à temperatura de funcionamento certa, resultando no efeito oposto ao desejado. Isto é devido ao fato que os componentes do motor se esquentam com os tempos e de maneiras diferentes um do outro: por exemplo, as válvulas de escape, que estão mais em contato com os gases de escape, são aquecidos de forma mais rápida, enquanto que a cabeça do motor precisa de mais tempo para assegurar o mesmo aumento de temperatura, já que também é caracterizada por uma maior quantidade de metal.
2 – O que fazer
O questão é que, para assegurar que o carro possa ter um desempenho ideal e, acima de tudo, durar o mais possível, no decurso do tempo, é necessário que o aquecimento do motor seja mais homogéneo possível: consequentemente, é melhor não permanecer com o carro ligado, mas é preferível partir de uma só vez, para ter certeza de que a temperatura interna possa ser ajustada pelo líquido do circuito de esfriamento de uma maneira equilibrada.
De fato, deixando parado o veículo é muito difícil que o líquido chegue aos componentes do motor, já que é com o carro em movimento que a bomba da água funciona da melhor maneira.
Outra razão pela qual o costume de aquecer o carro quando parado não faz muito sentido é que este comportamento não é nada mais do que o legado de um hábito do passado, quando de fato haviam várias dificuldades tendo que lidar com o arranque a frio: Atualmente, no entanto, a ignição é totalmente segura e mais rápida, não só por causa dos óleos de baixa viscosidade, mas também graças à injeção. Não só: deixando o carro parado, o motor gira ao mínimo e, portanto, a válvula de gás é menos aberta do que seria com o carro em movimento, mantendo o mesmo rpm.
Em conclusão, em movimento o carro iria produzir mais calor (já que iria queimar uma quantidade maior de combustível), mesmo em baixas velocidades, aquecendo-se mais rápido.
Resumindo, aquecer o motor deixando o carro parado, não faz sentido, e é melhor partir sem esperar, obviamente, mantendo um ritmo constante e baixo sem pedir muito ao carro nos minutos iniciais. Claro, algumas pessoas têm o hábito de aquecer o carro também para regular a temperatura no interior do veículo quando está muito frio, à noite ou no inverno, mas é bom saber que tal comportamento pode-se revelar bastante prejudicial ao motor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário