Nele, um homem negro é "lavado" e passa a se parecer com um asiático de pele clara.
A propaganda começa com uma jovem chinesa lavando roupas. Um homem negro, com marcas claras no rosto, então aparece em cena. Após ambos se olharem sugestivamente, ela coloca um tablete do sabão na boca dele.
Em seguida, a jovem empurra o homem para dentro de uma máquina de lavar.
Repentinamente, o homem negro reaparece transformado em um chinês de pele clara.
A jovem parece encantada com o resultado.
A propaganda foi veiculada há cerca de um mês na televisão e nos cinemas na China. Na ocasião, não chamou muito a atenção de espectadores.
Após ser citada por celebridades em redes sociais, a peça publicitária começou a ficar conhecida em outros países, e acabou viralizando nos últimos dias.
A mídia local não deu muita atenção ao assunto, mesmo após os milhares de comentários de chineses na internet.
"Meu Deus. Os publicitários chineses não têm educação racial", afirmou, por exemplo, o internauta @YY_CodingBear.
Outros usuários, no entanto, disseram não ter visto problemas na propaganda.
'Não prestei muita atenção no anúncio'
O representante da empresa responsável pela propaganda disse não ter percebido o conteúdo racista.
"Não sei muito sobre aquele anúncio", respondeu o dono da marca de sabão para lavar roupas Qiaobi à correspondente do serviço chinês da BBC, Grace Tsoi.
Ele, que se identificou apenas como sr. Xia, afirmou não ter notado que a peça era racista até ser avisado disso: "Para ser honesto, eu não prestei muita atenção no anúncio", disse.
Fonte: BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário