domingo, 19 de agosto de 2018

Golpe 'Dark Tequila' rouba dados bancários na América Latina desde 2013

Golpe 'Dark Tequila' rouba dados bancários na América Latina desde 2013  (Foto: Reprodução/Kaspersky Lab)
Pesquisadores da Kaspersky Lab descobriram que o golpe conhecido como "Dark Tequila" tem feito vítimas desde 2013, pelo menos. O ataque é caracterizado pelo roubo de credenciais bancárias e dados pessoais usando um malware complexo, que chega ao computador da vítima por meio de spear phishing ou por dispositivos USB infectados, como um pendrive — ou seja, sem que o alvo tenha acesso à Internet.

O nome está associado ao país onde o ataque tem feito vítimas, o México. Não se sabe se o autor do Dark Tequila é mexicano, mas os cientistas da Kaspersky acreditam tratar-se de uma pessoa ou grupo latino-americano e de língua espanhola. A descoberta foi apresentada na terça-feira passada (14), durante a Conferência de Analistas de Segurança para a América Latina, realizada na Cidade do Panamá.

O código malicioso tem infraestrutura incomumente sofisticada para uma ação de fraude financeira, possuindo capacidades especiais para evitar sua detecção. Se ele identifica a presença de antivírus, sandbox ou qualquer outra solução de segurança instalada, o payload — a parte do vírus que efetivamente executa a ação nociva — não é entregue à máquina. O malware, então, cancela a rotina de infecção e se exclui do sistema.

Por outro lado, se a máquina estiver desprotegida, o código começa a copiar um arquivo executável para a unidade removível, de forma que ele seja executado automaticamente. É assim que o Dark Tequila se alastra pela rede sem depender de conexão com a Internet. Basta plugar o dispositivo USB em outro PC para que ele seja infectado.

Outra característica atípica do Dark Tequila é que ele não rouba apenas dados bancários. Uma vez no computador, ele extrai também credenciais de login de sites populares, endereços de e-mail pessoais e comerciais, contas de armazenamento de arquivos na nuvem, e assim por diante. Entre os serviços listados estão Amazon, Dropbox e GoDaddy. Os pesquisadores acreditam que esses dados devem ser vendidos ou usados em ações fraudulentas futuras.

Como se proteger: Embora os ataques tenham sido efetuados exclusivamente no México por enquanto, os brasileiros devem ter cuidado. Segundo o chefe da equipe global de pesquisa e análise da Kaspersky Lab para América Latina, Dmitry Bestuzhev, a capacidade técnica do Dark Tequila é suficiente para fazer alvos em qualquer parte do mundo. Além disso, vale lembrar que o Brasil é o líder de golpes digitais na América Latina.

Para se proteger, é fundamental ter um bom antivírus instalado na máquina. A Kaspersky recomenda fazer uma verificação com antivírus de todos os anexos de e-mail e unidades USB antes de abri-los. Também é interessante desativar a execução automática de dispositivos USB, evitar conectar pendrives ou outros gadgets desconhecidos ao computador e instalar soluções de segurança específicas contra ameaças financeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário