
Já nos primeiros dias de 2018,
o Burger King se tornou isca para golpes no WhatsApp. De
acordo com informações do DFNDR Lab, laboratório da PSafe especializado em segurança digital, pelo
menos 350 mil usuários clicaram no link malicioso, que promete descontos na
rede de fast food. No phishing, a pessoa recebe, pelo mensageiro, um link
que traz uma pesquisa de satisfação sobre o atendimento nos restaurantes. O
site promete que, após responder as perguntas e compartilhar a pesquisa com 30
amigos, a vítima será agraciada com um cupom de R$ 50 para gastar com lanches.
Clicar no link, porém, traz
consequências que podem causar dores de cabeça aos donos da conta. Após
finalizar as respostas e realizar um rápido cadastro, o celular é inscrito em
serviços pagos de SMS e as vítimas são induzidas a baixar apps falsos que infectam
o smartphone e o tornam vulneráveis a golpes financeiros.
Ainda de acordo com a DFNDR
Lab, a assessoria de imprensa do Burger King confirmou que a promoção se trata
de um golpe e reforçou que promoções verdadeiras são divulgadas somente por
meio de promoções em seus canais oficiais, como site e Facebook, além
dos cupons físicos.
Este é o segundo grande golpe
no WhatApp utilizando o nome de uma multinacional famosa em menos de um mês. No
final de dezembro, informações divulgadas pela Kaspersky Lab e publicadas com exclusividade pelo TechTudo, mostravam um
outro crime, desta vez, utilizando a marca do Wallmart Brasil. Nele,
prometia-se R$ 40 mil em prêmios na rede de lojas a varejo. Mais de 1,5 milhão
de usuários caíram no golpe, que também instalava aplicativos perigosos no
smartphone.
Além disso, essa não é a
primeira vez que o Burger King tem sua marca envolvida em crimes digitais. Em
2016, um golpe muito parecido foi divulgado pela
empresa de segurança digital ESET, onde usuários também eram enganados por uma
suposta pesquisa de opinião que ofereceria, em troca, R$ 50 reais de desconto
na compra de alimentos.
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