segunda-feira, 12 de junho de 2017

Como é um caminhão de bombeiros?

1) ACESSÓRIOS
Na lateral da escada há uma tubulação rígida que leva a água até um esguicho, acionável por controle remoto. Assim, o combatente nem precisa subir. Também é possível acoplar outros itens na ponta da escada, como uma plataforma ou um cesto, para facilitar salvamentos em altura. Na plataforma, também há um painel de controle.

2) CABINE DUPLA
Além do motorista, que é um bombeiro treinado para dirigir esse tipo de transporte, o ABE pode levar até cinco combatentes. Na cabine dupla, cada banco tem encostos especiais, com encaixes para o equipamento de proteção respiratória: o bombeiro pode vestir o EPI antes de entrar e terminar de se equipar dentro do caminhão, a caminho do incêndio.

3) PAINEL DE COMANDO
É a central de controle da bomba de água e de outros equipamentos. Lá estão os manômetros (indicadores de pressão) das saídas de água, válvulas, horímetro (um tipo de relógio de utilização), controles do sistema de espuma, voltímetros etc. Há saídas de água e de espuma para encaixar as mangueiras – os bocais maiores são para recarregar o tanque.

4) ESCADA GIRATÓRIA
Em geral, os caminhões ABE são importados e chegam ao Brasil montados. Nesse modelo, a escada giratória é feita de alumínio, tem uma extensão de até 19 m, gira 360 graus e seu controle hidráulico fica na parte de trás do veículo. Um sistema de segurança impede que o caminhão se movimente com a escada erguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário