domingo, 14 de maio de 2017

Por que algumas pessoas não conseguem assoviar?

SOLTA O SOM

assovio nada mais é do que a expulsão controlada do ar, fazendo vibrar os lábios superior e inferior. É uma vibração quase similar à das cordas vocais, quando falamos. Esse som é ampliado ou modulado pela cavidade oral, que funciona como uma caixa de ressonância. Umidificar os lábios, criando uma fina película de saliva, é indispensável.

SOPRO DA VIDA
Então, para começo de conversa, só consegue assoviar quem tem bom controle dos músculos da língua, dos lábios, da bochecha e dos outros órgãos envolvidos, como laringe, faringe e pulmões. Se você não consegue, pode ser uma característica congênita – ou seja, algo natural, de nascença. E não é genético: em uma mesma família, alguns podem assoviar e outros não.
QUEBRA-VENTO
Certas limitações físicas também atrapalham. Por exemplo, a síndrome da respiração bucal, ou lábio leporino, que pode causar atrofias musculares. Derrames também podem afetar a musculatura orofacial. Até o formato da arcada dentária influi! Mas, mesmo assim, não seria impossível com treino – até porque essas condições têm diferentes graus de impacto e são tratáveis.
VOCÊ CONSEGUE!
Dicas rápidas para os assoviadores frustrados
1) Se preciso, umidifique os lábios com a língua antes de começar.
2) Faça um biquinho levemente contraído, criando uma pequena abertura circular.
3) Os lábios devem estar “para a frente”, descolados dos dentes, e a língua em repouso.
4) Delicadamente, sopre sem inflar as bochechas. Lembre-se de manter o tônus no biquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário