quinta-feira, 30 de março de 2017

Cirurgia transforma dedo indicador de criança em polegar

Cirurgia no RS transforma dedo indicador de criança em polegar  (Reprodução/RBS TV)
Um hospital de Porto Alegre realizou um procedimento para dar um polegar a uma criança de 1 ano e 9 meses. A cirurgia é pouco usual no Rio Grande do Sul, foi realizada 15 vezes nos últimos 20 anos. O dedo da menina foi transformado em um polegar para amenizar os efeitos da deformidade, que poderia comprometer em 70% a função da mão.
A mãe Suelen Tim conta que a deformidade não foi detectada durante a gestação de Martina e da irmã gêmea. As duas nasceram de forma prematura. “Durante a gestação a gente fez alguns exames e não apareceu, por ser uma gestação gemelar, e no nascimento é que se constatou que ela tinha a ausência do polegar”, explicou.
Procedimento realizado pelos médicos na menina (Foto: Reprodução/RBS TV)
De acordo com o médico responsável pela cirurgia, Paulo Ruschel, a cirurgia foi mais complexa que a troca de lugar do dedo. “Primeiro, a gente tem que manter a circulação, e a enervação, o dedo tem que se manter vivo. Então, a gente faz uma microcirurgia dos pequenos vasos que nutrem o dedo, e a partir daí se faz todo o procedimento”, explicou Ruschel.
O procedimento é chamado policização, que fez com que o indicador fosse colocado no lugar onde deveria estar polegar. A cirurgia é considerada delicada pelos médicos, e levou mais de três horas para que fosse realizada a alteração da estrutura óssea, muscular e dos tendões.
“Os musculuzinhos do indicador., que faz esse movimento, passa a fazer o movimento de imponência. O músculo que faz esse movimento, que junta o dedo, passa a fazer o movimento que junta o polegar. Se troca a pele de lugar para se construir o primeiro espaço”, detalhou o médico, afirmando ainda que a idade da criança ajudou na reconstrução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário