sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

A magia do Carnaval pelo mundo

Personagens desfilam durante 18 dias, com suas enigmáticas máscaras, um marco histórico dos velhos carnavais venezianos
Há quem diga que o Carnaval é uma festa exclusivamente brasileira. Um ledo engano. A tradição vai além de nossas fronteiras e faz parte do calendário de diversas cidades pelo mundo, como Veneza, na Itália, Nice, na França, Basel, na Suiça, Colônia, na Alemanha, New Orleans, nos Estados Unidos, Quebec, no Canadá.
Daí, talvez, a mistura de música, cores, brilho, bebidas, e por quê não um “abraçar” aos prazeres da vida. E se a história nos remete ao velho continente, o secular Carnaval de Veneza nos transpõe aos antigos bailes de máscaras e fantasias, que desfilam no Grande Canal, entre as ruas estreitas, sendo a apoteose, um grande passeio na Praça de São Marco.

São 18 dias de folia, que só termina dia 28. Para este ano, o tema das celebrações é a “feira das vaidades”, que tornou-se um bom pretexto para que os venezianos e turistas voltem a esconder-se atrás das máscaras.
Tão tradicional quanto Veneza, a Nice, na riviera francesa também oferece um festival de magia e animação, com um desfile de bonecos gigantes, como o do presidente dos EUA, Donald Trump, a figura mais lembrada pelos carnavalescos franceses. Para todos os ritmos, gostos e culturas, agora, é cair na folia e vestir sua fantasia nesta que é a grande festa pagã do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário