terça-feira, 23 de agosto de 2016

Por que comer Abacaxi deixa sua Boca Dolorida?

Se você já comeu um abacaxi, deve ter experimentado umasensação dolorida estranha e áspera em sua língua depois de ter mastigado alguns pedaços. Por que isso acontece?
Essa fruta tropical contém bromelina, uma mistura de enzimas que digere proteínas. Apesar da bromelina ser boa em tratamentos anti-inflamatórios e ter outros benefícios para a saúde, quando entra em contato com a pele sensível em torno de sua boca, pode quebrar proteínas, fazendo com que o tecido se torne dolorido e inflamado.
Ou seja, é como se o abacaxi estivesse “digerindo” sua boca – sim, soa dramático, mas é para combinar com a história da fruta como produto exótico e misterioso.
Descoberto pelos europeus em 1492 na ilha de Guadalupe, o alimentou ficou popular na Inglaterra no final dos anos 1600, quando se tornou um item desejado pelos ricos. De acordo com informações do portal I Fucking Love Scienceum abacaxi valia cerca de US$ 8.000 (R$ 25.940, no câmbio atual), de forma que só a elite poderia pagar por este fruto. Alguns relatos sugerem que ele não era sequer comido, mas sim exibido em eventos sociais como um símbolo de status. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário