quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Por que algumas pessoas jovens já têm cabelo branco?

Resultado de imagem para Por que algumas pessoas jovens já têm cabelo branco?
Pode colocar na conta da genética (embora ela não seja a única culpada).Quem tem cabelo branco precoce costuma ter uma versão alterada do gene IRF4, que regula a produção de melanina – a substância que dá cor aocabelo. Clinicamente, o problema se chama canície. Com o tempo, diminui a atividade da enzima tirosinase. Isso causa o envelhecimento dos melanócitos, que produzem os dois tipos de melanina: a eumelanina (pigmento dos fios castanhos e pretos) e a feomelanina (pigmento dos castanho-avermelhados e loiros).
OS CULPADOS DE SEMPRE
Antes de sair reclamando da genética familiar, é bom saber que também há fatores externos. Entre eles, estresse, poluição e alimentação desequilibrada. Exposição contínua à radiação solar também, por ajudar no surgimento de radicais livres que comprometem a síntese de melanina. Doenças como tireoidites e anemia perniciosa também podem deixar a cabeleira branca antes da hora.
PRAZO DE VALIDADE
Durante o crescimento do cabelo, há muita tirosinase, logo, há melanina de sobra. Mas isso diminui com os anos. Segundo pesquisas, costuma acontecer entre 35 e 45 anos para os caucasianos, entre 45 e 55 para os orientais e após os 55 para os negros. Se você já tem muitos cabelos brancos antes dessa idade, provavelmente tem o gene IRF4 alterado.
QUE COMAM BRIOCHES
Diz a lenda que, pouco antes de ser decapitada na Revolução Francesa, a rainha Maria Antonieta acordou com os cabelos inteiramente brancos. Mas nem tudo é o que parece: segundo estudiosos do caso, o estresse provocou um tipo seletivo de alopecia areata – doença que causa a queda parcial ou total dos cabelos. Nesse caso, só a dos cabelos pigmentados. Ou seja, a tal “síndrome da Maria Antonieta” realmente existe, mas só funciona em quem já é grisalho: a cabeleira perde os poucos fios ainda com cor e parece que ficou branca do dia para a noite!
FAIXA ETÁRIA DO EMBRANQUECIMENTO NATURAL

Se você já está grisalho antes desses prazos, sofre de canície

CAUCASIANOS: entre 35 e 45 anos
ORIENTAIS: entre 45 e 55 anos
NEGROS: após os 55 anos
FONTE: Ana Cláudia de Brito Soares, médica Dermatologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário