domingo, 22 de maio de 2016

Ministro diz que pressão de artistas influenciou na recriação do MinC

Ministro da Educação, Mendonça Filho, falou sobre recriação do Minc (Foto: Kamylla Lima/G1)
O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), disse neste sábado (21) que a pressão dos artistas influenciou para a recriação do Ministério da Cultura (MinC). Ele afirmou que "a pressão legítima de atores que promovem e fazem a cultura no Brasil faz parte do processo democrático. A gente tem que entender como algo legítimo".
Mendonça Filho explicou que será feita uma Medida Provisória (MP) para desmembrar o Ministério da Educação e Cultura e recriar o MinC. A Cultura deixa de ser uma secretaria e não ficará mais subordinada ao Ministério da Educação. A posse do novo ministro, Marcelo Calero, será na terça-feira (25).
Mendonça Filho disse que houve uma "exploração política indevida de um tema que não tem nada a ver com a discussão". Ele afirmou que decidiu recriar o MinC como uma "sinalização do diálogo".
"Havia uma exploração muito forte de segmentos do setor cultural. O entendimento do governo Michel Temer é reforço e promoção da cultura do Brasil - seja através de uma Secretaria Nacional de Cultura ou de um Ministério, conforme foi decisão do Presidente da República".
Para ele, o Ministério da Cultura estava "destroçado do ponto de vista de estrutura administrativa".
"Evidentemente que o contorno geral da exploração política indevida e a má compreesão de uma ideia que visa, basicamente, fortalecer um ministério que hoje está absolutamente destroçado do ponto de vista de estrutura administrativa e é impedido de promover e apoiar a cultura como deveria gerou interpretações incorretas".
Recriação do MinC

Mendonça Filho informou neste sábado (21) que o presidente em exercício Michel Temer decidiu recriar o Ministério da Cultura. O novo ministro será Marcelo Calero, anunciado na última quarta (18) como secretário nacional de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário