sexta-feira, 27 de maio de 2016

Conheça a caverna mais profunda do mundo

<p xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">Localizada na região do Cáucaso, na Geórgia, caverna Krubera Voronya tem mais de dois mil metros de profundidade, e fica no topo de uma montanha                                                  </p><p xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">Cavernas são <a href="http://www.pureviagem.com.br/noticia/viagem-no-brasil-10-cavernas-para-visitar-no-pais_a17663/1">atrações relativamente comuns</a> ao redor do mundo - sobretudo entre os mais aventureiros, que gostam de desbravar lugares inóspitos e extremos. Mas você teria coragem de entrar na caverna mais profunda do planeta? Ela tem mais de dois mil metros de profundidade, fica no alto de uma montanha e o pior: tem apenas um único e dificílimo acesso. Trata-se da Krubera Voronya, uma gruta situada no Maciço Arabika, na região do Cáucaso, na Geórgia.</p><p xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">O estudo mais recente apontou uma profundidade de 2.197 metros no interior da caverna, mas isso ainda pode mudar, pois o local ainda está sendo estudado por pesquisadores. Desde que foi descoberta, em 1963 a gruta vertical só aumentou de tamanho, conforme o aprofundamento dos estudos. O título de "caverna natural mais profunda do mundo" veio em 2001, quando pesquisadores alcançaram uma profundidade de 1.710 metros. Em 2004, o número subiu para 2.080, e apenas em 2012 que chegou-se ao recorde atual.</p><p xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">Um dos maiores problemas da Krubera Voronya é seu acesso: ela fica no topo de uma montanha caucasiana, a mais de 2.200 metros de altitude e a cerca de 15 quilômetros do Mar Negro. Além disso, apenas um buraco estreito serve como entrada para a caverna, que é totalmente vertical. Lá dentro, as grutas se abrem, formando um grandioso conjunto de galerias subterrâneas.</p><p xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">A caverna é tão profunda que pouquíssimas pessoas têm autorização para entrar no local (turistas nem pensar!). No entanto, especialistas já descobriram a existência de vida nos poços mais inacessíveis da Krubera Voronya: em 2010, a bióloga portuguesa Ana Sofia Reboleira encontrou mais de 15 espécies de invertebrados no local, sendo pelo menos cinco deles ainda não catalogados. Há também um lago subterrâneo no interior das galerias.</p><p>Na Foto: Cientistas conseguiram chegar até 2.197 metros de profundidade, mas esse número ainda pode mudar</p>

Localizada na região do Cáucaso, na Geórgia, caverna Krubera Voronya tem mais de dois mil metros de profundidade, e fica no topo de uma montanha Cavernas são atrações relativamente comuns ao redor do mundo - sobretudo entre os mais aventureiros, que gostam de desbravar lugares inóspitos e extremos. 

Mas você teria coragem de entrar na caverna mais profunda do planeta? Ela tem mais de dois mil metros de profundidade, fica no alto de uma montanha e o pior: tem apenas um único e dificílimo acesso. 
Caverna fica a mais de 2.200 metros de altitude, no alto das montanhas do Cáucaso
Trata-se da Krubera Voronya, uma gruta situada no Maciço Arabika, na região do Cáucaso, na Geórgia.O estudo mais recente apontou uma profundidade de 2.197 metros no interior da caverna, mas isso ainda pode mudar, pois o local ainda está sendo estudado por pesquisadores.
Local tem acesso muito estreito
Desde que foi descoberta, em 1963 a gruta vertical só aumentou de tamanho, conforme o aprofundamento dos estudos. O título de "caverna natural mais profunda do mundo" veio em 2001, quando pesquisadores alcançaram uma profundidade de 1.710 metros. Em 2004, o número subiu para 2.080, e apenas em 2012 que chegou-se ao recorde atual. 
Krubera Voronya foi descoberta em 1963
Um dos maiores problemas da Krubera Voronya é seu acesso: ela fica no topo de uma montanha caucasiana, a mais de 2.200 metros de altitude e a cerca de 15 quilômetros do Mar Negro. Além disso, apenas um buraco estreito serve como entrada para a caverna, que é totalmente vertical. Lá dentro, as grutas se abrem, formando um grandioso conjunto de galerias subterrâneas.
Até hoje, pouquíssimas pessoas conseguiram chegar às galerias mais profundas da caverna
A caverna é tão profunda que pouquíssimas pessoas têm autorização para entrar no local (turistas nem pensar!). No entanto, especialistas já descobriram a existência de vida nos poços mais inacessíveis da Krubera Voronya: em 2010, a bióloga portuguesa Ana Sofia Reboleira encontrou mais de 15 espécies de invertebrados no local, sendo pelo menos cinco deles ainda não catalogados. Há também um lago subterrâneo no interior das galerias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário