O avião de salvamento já decolou de Fernando de Noronha para o Recife com o turista de 33 anos, que sofreu um ataque de tubarão nessa segunda-feira (21). A previsão é chegar à capital pernambucana às 7:20. O paciente será encaminhado para o Hospital da Restauração. O paciente é do Paraná e estava mergulhando na Praia do Sueste quando sofreu o ataque. A vítima teve a mão e parte do braço amputados e foi atendido no Hospital São Lucas, na ilha.
A Administração de Noronha divulgou nessa segunda o boletim médico.“Paciente do sexo masculino, de 33 anos, Turista do Paraná. Admitido nesta emergência trazido por familiares após mordida de tubarão, com consequente amputação de membro superior direito, em região de antebraço. Admissão com quadro estável Glasgow 15. Queixa de dor em membro. Realizado procedimento de estabilização clinica, reposição hidro eletrolítica, analgesia e monitorização hemodinâmica. Feito contato com cirurgião, ortopedista e anestesista presentes na ilha. Realizado sutura do vaso, analgesia profunda e lavagem de membro amputado sem sintomas. Paciente no momento estável”, fecha o boletim.
Esta é a primeira vez que é registrado um ataque de tubarão em Noronha. O Sueste foi fechado para o mergulho neste terça-feira (22), pelo Instituto Chico Mendes, responsável pela fiscalização da região que faz parte da área do Parque Nacional Marinho. Apenas o pesquisador de tubarões, Leonardo Veras, e a fotógrafa e bióloga Zaira Mateus, estão autorizados a realizar um mergulho na Praia do Sueste para investigar o ataque nesta terça-feira. “Vamos tentar identificar a espécie responsável por este ataque. Toda informação neste momento é importante”, informou Leonardo Veras.
Turista atacado por tubarão em Noronha chega ao HR, no Recife
O turista paranaense que foi atacado nessa segunda (21) por um tubarão no arquipélago Fernando de Noronha chegou nesta terça-feira (22) ao Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área central do Recife. O homem de 33 anos, que não teve a identidade revelada a pedido da família, praticava mergulho em apneia na Praia do Sueste quando foi atacado. Ele perdeu o antebraço e passará por cirurgia no HR nesta manhã.
O turista, que está consciente e que conversou com a equipe médica, já se encontra no bloco cirúrgico do HR, onde passará por operação. Da cirurgia, participarão três médicos (um traumatologista, um cirurgião vascular e um anestesista). A previsão é de que a cirurgia dure por volta de uma hora e meia.
De acordo com a administração da Ilha, o avião que trouxe o homem ao Recife saiu às 6h03 (horário do Recife) do arquipélago e chegou por volta das 8h. O turista veio acompanhado da esposa, que também prefere não falar com a imprensa, e conversava com a equipe médica, segundo a assessoria de imprensa da Ilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário