terça-feira, 21 de abril de 2015

21 de abril - 30 anos da morte de Tancredo Neves

Após a derrota da emenda Dante de Oliveira, líderes do PMDB se articularam com parcelas do PDS e formaram a Aliança Democrática para disputar, em janeiro de 1985, as eleições para presidente da República no Colégio Eleitoral. Tancredo Neves saiu candidato e derrotou o governista Paulo Maluf. O presidente eleito, no entanto, jamais assumiu o governo. Na véspera da posse, foi internado no Hospital de Base, em Brasília, com fortes dores abdominais.  O vice, José Sarney, assumiu a Presidência no dia seguinte, em 15 de março de 1985. 
As manifestações de solidariedade em frente ao Instituto do Coração, em São Paulo, davam um ar dramático aos acontecimentos. O país passou a acompanhar os boletins médicos transmitidos, diariamente, pelo porta-voz da Presidência, o jornalista Antônio Brito.  
Após 39 dias de agonia, em 21 de abril, Tancredo Neves morreu no Instituto do Coração, vítima de uma infecção generalizada. A notícia foi dada no Fantástico e, em seguida, a Globo exibiu um Jornal Nacional especial. O programa teve  cerca de quatro horas de duração e foram exibidas uma retrospectiva dos fatos, desde a eleição de Tancredo no Colégio Eleitoral até a repercussão da morte, e um resumo da sua trajetória política.  
No dia seguinte à morte de Tancredo, o telejornal da Globo, apresentou imagens de dois milhões de pessoas que seguiram o cortejo do Instituto do Coração ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O JN acompanhou também o trajeto do corpo em Brasília e em Belo Horizonte, com reportagens que destacavam as demonstrações de carinho e de tristeza da população.
O enterro, em São João Del Rey, foi no dia 24 de abril de 1985, cercado de autoridades e parentes de Tancredo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário