terça-feira, 21 de abril de 2015

Principais mitos da alimentação

Mito 1: Batatas e pão engordam.
Fato: É exatamente o oposto. Legumes e pão (integral) são carboidratos de qualidade necessários para fornecer energia para cada parte do seu corpo, desde seu cérebro até seus músculos. O que causa problema é a maneira como você os come: passar manteiga em uma fatia de pão de trigo integral ou fritar a batata pode dobrar, triplicar ou quadruplicar as calorias.
Mito 2: Beber um copo de água antes de uma refeição reduz o apetite.


Fato: Sim e não. Água controla o apetite quando está misturada ao alimento, como em uma sopa, ou em uma bebida grossa. Aparentemente, quando a água está ligada à alimentação, a digestão é lenta. É por isso que mulheres em um estudo disseram que se sentiram mais satisfeitas com sopa de frango com arroz do que frango com arroz e um copo de água - mesmo com a sopa tendo 27% menos calorias! Uma exceção a essa regra: É fácil confundir fome e sede, por isso, se tiver vontade de comer alguma coisa, mas não sabe o que, beba um copo grande de água e aguarde alguns minutos. Você pode perceber que na verdade era isso o que seu corpo realmente queria.
Mito 3: Marisco é rico em colesterol.


Fato: Por um lado, é verdade. Apenas 3 gramas de camarão oferecem mais de um terço de seu colesterol diário. Mas há um outro lado surpreendente nessa história: camarão é pobre em gordura saturada - o tipo de gordura que se torna mau colesterol (LDL), aquele que entope as artérias - e tem um pouquinho de ômega-3, que é saudável para o coração. Na Universidade da California do Sul, pesquisadores descobriram que comer moluscos toda semana, tal como camarão, reduziu o risco de ataque cardíaco em 59 por cento!
Mito 4: Hambúrguer e batatas fritas consumidos ocasionalmente não vão te matar.


Fato: Depende da sua definição de "ocasionalmente". Se ocasionalmente é toda sexta à noite e, em seguida, mais um pouco, bem, você pode estar sendo negligente. Mas, se isso significa algumas poucas vezes por mês, e você está em forma, com boas medidas (isto é, peso, tamanho da cintura, colesterol, pressão arterial), e você está consumindo legumes, grãos integrais, nozes e outros pratos nutritivos na maioria dos outros dias, sim, você vai viver. Mas poucos de nós são tão perfeitos. Se você ocasionalmente pisar na bola, tente compensar os efeitos de uma refeição gordurosa com uma caminhada de 90 minutos a pé depois.
Mito 5: As mulheres naturalmente ganham peso após a menopausa.


Fato: Enquanto você pode culpar um monte de coisas pelos hormônios (desde acne até TPM), neste caso, a redução das atividades físicas é a causa mais provável. Estudos após estudos descobriram que as mulheres mais velhas que se exercitam regularmente e vigorosamente podem manter as suas medidas.
Mito 6: Refrigerante diet é pior do que o convencional.


Fato: O ideal para todos nós seria consumir água, suco de frutas diluído e chá verde em vez de beber refrigerante (diet ou regular). Ambos os tipos aumentam os riscos de doenças nos rins e no coração, além de possuírem ácidos que corroem o esmalte do dente, favorecendo o surgimento de cáries.
Fato final (este não é mito)


Manter o seu peso, cintura e índice de massa corporal em um nível desejável pode fazer você aparentar ser até seis anos mais jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário