quarta-feira, 11 de setembro de 2013

SANTA CRUZ DE BELO JARDIM COMPLETA 91 ANOS

1949 - Santa Cruz
Negão, Cecílio Freitas, Zacarias, Zezinho Mano, João, Pídio, Zuza, Biduda, Tide, Pinga Fogo, João Lima, Fernando e Toinho Quel. Por trás: Abel e Arnaldo.

Setembro também é o mês de aniversário do Santa Cruz Futebol Clube, conhecido também como o “Tricolor da Gameleira”. 91 anos de existência e muitas histórias vividas por jogadores, dirigentes, técnicos e torcedores. O time surgiu na rua da estação e em seguida mudou-se para o bairro da Gameleira, hoje São Pedro. Sua fundação tem registro do dia 11 de setembro de 1922, mais antigo do que a cidade de Belo Jardim (1924).

Clube dos Cacheiros foi o primeiro nome do time, quem estava à frente era o português Antônio Moreira comerciante naquela época. Nos anos seguintes o tricolor da Gameleira foi comandado pelo também comerciante o senhor Cecílio Freitas que adquiriu o campo da Gameleira que era cercado de aveloz, construiu o vestiário servindo de espaço reservado para os jogadores.

Registro nomes de pessoas que colaboraram como dirigentes do Santa Cruz da Gameleira na época dos anos dourados: José de Souza, Laides Cruz, Geraldo Magalhães, Zé Galego, Aloisio do Ouro, Zé Palito, Saturno, Marconi Ferreira, João Torres, Geraldo dos Passos. Outros dirigentes: Duda, Tenente, Paulo Ludugero, Adelmo Domingos, Ismael, Valter Batista.

Atletas que fizeram histórias defendendo a camisa do tricolor belo-jardinense: Pinga Fogo, Biduda, Tide, Dionísio, Pídio, Zezinho Mano, Zezito de Albino, João Lima, Sebastião Lopes, João Raposo, Rinaldo, Toinho de Simão, Marconi Ferreira, Rui e Zé Dionísio.

Em outra época do Santa Cruz também foram destaques os seguintes atletas: Rivaldo, Tininha, Viana, Saulo, Índio, Lulinha, Zé de Tota, Toinho Falcão, Tuel, Nena, Mané Mago, Adelmo Domingos, Carlinhos Souza, Marcílio Barrão, Tenente.

Treinadores: Zezinho Mano, Tide, Wilson Lima, Tininha, Geraldo Fincão, Negão, Pontes.

Fiéis e autênticos torcedores que sempre estavam incentivando o seu tricolor do coração: O quarteto era formado por Cazuzinha, Mané da Batata e Eduardo Ceará, Eronildes.

O velho Santa Cruz deixa muitas saudades aos antigos desportistas belo-jardinenses, o time era chamado de “terror” nos campos das cidades do interior pernambucano. Jogos históricos contra o AGA de Garanhuns, ASA de São Bento do Una, Comercial e União Peixe de Pesqueira,
Democrático de Arcoverde, Vera Cruz e Comércio de Caruaru foram encontros que ainda hoje estão registrados nas memórias das pessoas que participaram de forma direta ou indireta desses clássicos. Em 1964 o Santa Cruz foi Vice Campeão da Taça Pernambuco e várias vezes, campeão do Campeonato belo-jardinense.

O Santa Cruz já revelou vários jogadores para times profissionais, Rivaldo foi penta campeão pernambucano defendendo o Santa Cruz do Recife, Carlinhos Souza foi outro atleta que também defendeu o tricolor do Arruda.

O time anda no esquecimento dos desportistas belo-jardinenses. É verdade que ainda existem alguns torcedores e colaboradores do time, porém, considero muito pouco e nota-se que aos pouco a tradicional agremiação do Santa Cruz da Gameleira vai desaparecendo do cenário esportivo da cidade.  “A saudade faz parte de um tempo glorioso do Santa Cruz da Gameleira, Parabéns”.


Confira fotos históricas nos anos “DOURADOS” do Santa Cruz de Belo Jardim


1964 - Santa Cruz Campeão invícto em Belo Jardim

Em pé: Zé de Tota, Toinho, João Raposa, Wilson Lima, Saulo, Zé Dionísio e Zezinho Mano.
Agachados: Ruy, Neco, Marconi, Toinho de Simão e Geraldo Fincão.

1964 – Santa Cruz Vice-Campeão Taça Pernambuco

Em pé: Zezinho Mano, Wilson Lima, Rivaldo, Renato, Zé de Tota, Deda, Benedito e João Monteiro.
Agachados: Valdir, Cosmo, Índio, Toinho Simão e Marconi Ferreira.

1970 - Santa Cruz


Em pé: Zezinho Mano, Gilberto, Arlindo Guindacho, Lulinha, Paulo, Edson, Geraldão, Zezinho Cu de Bute, Adelmo e Zé Palito. Agachados: Benfim, Toinho, Índio, Josildo e Arlindo Furiá.
  
Rivaldo jogando no Santa Cruz

Em pé: Wilson Lima, Rivaldo, Zé Dionísio, Aluizio de Zé Louro, Benedito e Noca.
Agachados: Bartolomeu Marinho, Índio, Marconi, Lulinha e Gilberto Cachacinha.
  
Garrincha jogando no Santa Cruz em Belo Jardim

Em pé: Carlinhos Ventão, Romão, Vânio, Edson, Gilberto, Adelmo, Arlindo Guindacho e Mariano.
Agachados: Mané Mago, Viana, Garrincha, Índio, Maninho, Zezinho Cú de Bute e Penuca.
Mascote: Guilherme Ferreira.
  
1985 – Santa Cruz

Em pé: Marcílio, Bacamarte, Miguel da Burra, F. Silva, Silvânio e Rinaldo. Cunhão de Fogo.
Agachados: Pontes (técnico), Caboré, Mário, Toné, Adelmo, e Tenente.
  
1989 - Santa Cruz Campeão belo-jardinense

Em pé: Chico, Daniel, Marcílio, Cícero e Adelson.
Agachados: Tenente, Toné, Fernando, Toinho, Moacir e Marcílio Barrão.




Pesquisa realizada por Wildes Brito 

Um comentário: