quinta-feira, 1 de junho de 2023

Receita Federal alerta para novo golpe sobre erro na declaração de IR


A Receita Federal fez um alerta para uma nova tática utilizada por criminosos na internet para roubar dados pessoais e financeiros de pessoas durante o processo de declaração do Imposto de Renda (IR). "Neste período em que nos encontramos em meio à temporada de declaração do Imposto de Renda, é crucial que todos tomem precauções para evitar cair em armadilhas virtuais", informou o órgão fiscalizador em seu portal. 


O golpe consiste em se passar por representantes da Receita, utilizando um endereço de e-mail falso, mas com o nome do órgão, e o objetivo é induzir as vítimas a compartilharem informações pessoais. Dessa forma, os criminosos enviam mensagens fraudulentas, alegando a existência de erros nas informações fornecidas no ato da declaração de IR. 

Para realizar a suposta correção, os usuários são instruídos a clicar em um link e fazer o download de arquivos em formato PDF. 

O órgão alerta que não envia mensagens por e-mail ou através de mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links. Para evitar cair nesses tipos de golpe, a Receita orienta: 

Desconfie de e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda;
 
Nunca clique em links suspeitos ou desconhecidos, pois podem direcionar você a sites maliciosos ou baixar programas prejudiciais em seu dispositivo;
 
Não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário; e  Verifique sempre a autenticidade das comunicações que parecem ser da Receita Federal.
 
Lembre-se de que a Instituição utiliza principalmente o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site institucional como canais seguros de comunicação.
 
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 terminou nesta quarta-feira (31/5). Segundo a RFB, foram 41.151.515 de envios, superando as expectativas do órgão. "O processo transcorreu de maneira tranquila e dentro da normalidade," informou. As restituições podem ser conferidas aqui. 

A partir de agora, quem for obrigado a declarar e não o fez dentro do prazo está sujeito a multas. O valor é de 1% ao mês, calculado sobre o valor do imposto de renda devido, com limite máximo de 20% do valor do imposto de renda. A multa mínima é de R$ 165,74. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário