Como já relatei aqui na coluna Saúde e Bem-estar, o azeite de oliva é rico em ácidos graxos monoinsaturados (ômega 9), portanto, o consumo regular de azeite auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) e elevação do bom (HDL). O óleo também tem ação antioxidante e preventiva de doenças do coração.
Os 5 benefícios do óleo de azeite de oliva para a saúde:
1 - Reduz o risco de diabetes
O azeite é uma gordura que auxilia na manutenção dos níveis de glicemia e insulina, prevenindo grandes picos e quedas e mantendo-as sempre estáveis.
2 - Anti-inflamatório
Além de muito saboroso, contém alguns compostos que ajudam a reduzir inflamações e combater radicais livres, garantindo mais saúde e longevidade.
3 - Amigo do coração
Sua boa quantidade de ácidos graxos ajuda na redução do LDL e aumenta o HDL, prevenindo formação de placas de gordura, que são as responsáveis por doenças cardíacas.
4 – Melhora o desempenho cognitivo e protege o cérebro
A gordura nem sempre é inimiga, as gorduras do azeite, por exemplo, são amigas do cérebro e contém compostos que ajudam a impedir a degradação dos neurônios, mantendo a saúde mental e função cognitiva em dia.
5 – Aliado do funcionamento do intestino
O azeite ajuda na emulsificação do bolo fecal e melhora todo o trânsito intestinal, ajudando aqueles que têm prisão de ventre.
A acidez do azeite não deve ultrapassar 0,5%. O azeite extra virgem tem até 1% de acidez, o azeite virgem entre 1,2% e 1,5% de acidez e o refinado entre 1,5% a 2,3%. O melhor azeite para a saúde é o extra virgem, que deve ser comprado em recipiente de vidro escuro. A quantidade de azeite que pode ser consumida diariamente deve ser de apenas 1 colher de sopa (15 mL). O azeite pode grelhar os alimentos, mas, não usar para fritar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário