domingo, 25 de novembro de 2018

Como guardar vinhos em casa se você não tem uma adega

Resultado de imagem para Como guardar vinhos em casa se você não tem uma adega
Nem sempre quem gosta (e consome) vinho tem uma adega climatizada em casa. Não precisa. Dá para armazenar as garrafas tranquilamente sem o equipamento. Esse cuidado faz a toda a diferença. Veja as minhas dicas e garanta a qualidade de sua bebida.

- Mantenha-os o mais distante possível da luz solar e de qualquer outra luz, isso pode oxidá-lo.
- Guarde as garrafas em local fresco e longe da umidade.
- Nunca guarde os vinhos perto de produtos de limpeza.
- Evite lugares muito quentes, como o armário que fica ao lado do fogão.
- O ideal é que as garrafas sejam armazenadas deitadas, mantendo o contato do líquido com a rolha para hidrata-la e evitar seu ressecamento e consequente oxidação. No caso dos vinhos fechados com rosca isso não é necessário.
- Organize as garrafas de maneira que seus vinhos de guarda (aqueles que não devem ser consumidos tão cedo, os famosos "vinhos que melhoram com o tempo") fiquem em um lugar que não precise ficar mexendo neles a toda hora. Dê preferência a deixar na frente os vinhos mais jovens, do dia a dia.
- Espumantes, vinhos brancos e rosés jovens podem ser guardados na geladeira, assim facilita para quando você quiser beber e não precisa sair correr para colocá-los para gelar de última hora. Deixe fora só os que tem potencial de guarda e os que você não tem a intenção de beber logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário