A boa visibilidade do carro é um dos principais fatores de segurança para o motorista. E, claro, que os grandes responsáveis por isso são os espelhos retrovisores. Por outro lado, quando os retrovisores não estão regulados corretamente, eles acabam diminuindo consideravelmente a visibilidade e aumentam as chances de acidentes, especialmente em mudanças de faixa. Para que o motorista evite o ponto cego, Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi Brasil, compartilha algumas dicas.
3 FORMAS DE REGULAR OS RETROVISORES
Segundo o especialista Alessandro Rubio, nos carros existem três formas diferentes de regulagem dos retrovisores. “Na primeira, o espelho lateral fica posicionado no limite do último ponto enxergado pela carroceria. Trata-se do ponto zero, que é a posição recomendada; é quando o motorista tem plena visão de toda a pista. Nas duas outras, não aconselháveis, a lataria do carro é vista respectivamente em até 10% e 20%, por vezes chegando até a maçaneta da porta, o que diminui a área visível e o risco de acidentes”, comenta.
“Em carros hatchs compactos, por exemplo, ao regular o espelho a partir desta regra de 20% de sua área para enxergar o automóvel, deixando a maçaneta à vista, o motorista tem uma perda de visibilidade de aproximadamente 40% no espelho retrovisor esquerdo e de 34% no direito. É bastante”, afirma Rubio.
Para evitar acidentes, uma boa regulagem do retrovisor interno também é essencial. “É comum, especialmente para motoristas que são pais de filhos pequenos, que o espelho fique inclinado para baixo, para facilitar o monitoramento das crianças no banco de trás durante o trajeto. No entanto, a prática não é aconselhável por prejudicar a visão periférica do condutor. Aqui, a dica é que o banco traseiro não fique à mostra e que o espelho esteja mais centralizado possível”, argumenta.
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