quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

O que é wagyu? Conheça o corte bovino mais caro e macio do mundo


Você conhece o boi wagyu? De origem japonesa, o animal tem a carne considerada a mais cara do mundo. No Brasil, o quilo das peças bovinas custam em torno de R$ 600 a R$ 1000. Os cortes de wagyu são conhecidos pelo seu marmoreio — a gordura intramuscular que possui um visual de mármore —, que traz maciez e sabor para a carne.

Além da genética, os cuidados com o gado também influenciam na qualidade da carne: a dieta do animal é rica em amido e o pasto é silencioso para não estressar os animais. Antigamente, o boi japonês tinha um tratamento especial no Japão: ele recebia massagem e bebia cerveja para estimular o apetite. No entanto, essas "regalias" não existem mais em fazendas ou criadouros do país.

"O custo desse animal é muito alto. Por isso, ele é considerado quase uma iguaria, não é uma carne para consumo no dia a dia. É uma carne para bons apreciadores, para quem quer uma coisa diferente, algo exclusivo", explica o zootecnista Renato Galindo.

Origem do wagyu

No século II, o gado chegou ao Japão a partir da Ásia através da península coreana para fornecer tração nas plantações de arroz. Por conta da dificuldade de viagem no terreno montanhoso, a migração dos animais foi lenta.

Cada rebanho ficou isolado em uma área do país devido aos obstáculos de transporte e, por isso, tem criação diferente. No Japão, há duas linhagens de wagyu:

Black Wagyu: raça que se desenvolveu nas regiões de Tottori e Tajima e possui três sublinhagens: Hyogo-Tajima, Okayama-Shimomae e Tottori-Kedaka

Red Wagyu: raça que se desenvolveu nas ilhas de Kyushu e Kochi e possui duas sublinhagens: Kochi e Kumamoto

Chegada do wagyu no Brasil

O gado de origem japonesa chegou no Brasil em 1922 através da empresa de bebida Yakult. Entre as maiores produtoras do país, a empresa possui aproximadamente 350 animais da raça wagyu em sua fazenda em Bragança Paulista, no interior de São Paulo.

O rebanho no país chegou a 6,8 mil cabeças em 2020. Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Wagyu (ABCWagyu), há 53 criadores do gado em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário