domingo, 7 de janeiro de 2024

Estudo elege as 10 verduras mais saudáveis; veja o ranking


Agrião, couve e folhas de beterraba são alguns dos alimentos que lideram uma lista de frutas e vegetais considerados ricos em nutrientes, de acordo com pesquisa conduzida por Jennifer Di Noia, professora associada de Sociologia da Universidade William Paterson, em Nova Jersey, nos EUA.

Di Noia analisou quais alimentos fornecem 10% ou mais de 17 nutrientes essenciais, como fibras, potássio, proteínas, cálcio, folato, vitamina B12, vitamina A e vitamina D, por porção de 100 calorias. A pesquisa marcou a primeira vez que os valores nutricionais de frutas foram classificados para fornecer uma ferramenta mensurável para a educação nutricional e orientação dietética.

No total, 41 alimentos tiveram a densidade de seus nutrientes analisada por especialistas, que calcularam a quantidade presente de 17 nutrientes essenciais para o corpo humano. Eles também compararam a proporção da presença desses componentes em relação ao número de calorias em cada um deles.

— As pontuações podem ajudar a direcionar os consumidores para suas necessidades diárias de energia e como obter melhor os nutrientes de seus alimentos. As classificações proporcionam clareza sobre a qualidade nutricional dos alimentos e podem auxiliar na seleção de itens mais densos em nutrientes dentro do grupo — explica a professora.

Confira os legumes, frutas e vegetais que entraram no top 10 do ranking:

Agrião

Em primeiro lugar, considerado o alimento mais saudável de todos, o agrião se destaca pela sua riqueza nutritiva. O vegetal de folhas escuras contém não apenas as vitamina C e A, mas também ferro, potássio, magnésio, cálcio e componentes antioxidantes. O estudo aponta para a capacidade medicinal da planta de desintoxicar o corpo e purificar o sangue.

Alface chinesa

No segundo lugar, está a alface chinesa. Fonte de nutrientes, proteína vegetal e aminoácidos necessários ao organismo, além de também oferecer as vitaminas C e B, não pode faltar na lista do supermercado.

Acelga

A acelga toma posto do terceiro lugar no pódio. O vegetal, que contém poucas calorias, carrega em si série de nutrientes. Rico em vitaminas B e C, além do betacaroteno (que ajuda na produção de vitamina A). Sua folhagem oferece um cardápio de minerais, como ferro, cálcio e magnésio.

Folha de beterraba

A folha de beterraba ganha da própria raiz no quesito nutrição. Os especialistas chegaram à conclusão que a folhagem merece ao quarto lugar após verificarem que ele é fonte de betacaroteno e cálcio em maior quantidade. Além, claro, vitaminas e minerais presentes no vegetal.

Espinafre

O espinafre, em quinto lugar, contém nutrientes “semelhantes ao da acelga”, contudo, em menor concentração. Mais um da família das folhas verde-escuras, apresenta as vitaminas do complexo B e C junto aos minerais essenciais ao organismo.

Chicória

Pouco conhecida no Brasil, mas com o sexto lugar no ranking, a chicória é um alimento com a função de saciar o apetite. Sua riqueza está na quantidade de fibras presente nela, um grande ponto positivo para auxiliar na digestão. Estão presentes nela as vitaminas A, B e C, zinco, potássio e ácido fólico.

Alface

Querida pelos brasileiros, a alface ocupa a sétima colocação no ranking. A hortaliça, formada por 95% de água, é pouco calórica. Dentre os seus componentes, se destacam o betacaroteno, folato, vitaminas do complexo B e vitamina C, e minerais, como o cálcio.

Salsinha

O oitavo lugar é da salsinha. A planta, com alto teor nutritivo, tem um cardápio impressionante de vitaminas: A, B, C, E e K. Fácil de plantar e manter em pequenas hortas, ela apresenta minerais em grande quantidade, sendo eles o cobre, o magnésio e o ferro.

Alface romana

Em nono lugar, a penúltima colocação, a alface-romana se destaca pelas suas grandes folhagens. A hortaliça apresenta betacaroteno, vitamina B, ácido fólico e minerais importantes para o sistema imunológico.

Couve

Por último, mas não menos importante, a couve. Sua importância se dá pela presença das vitaminas vitaminas A, C, D, E e K, potássio e antioxidantes. Ela é indicada para a prevenção de doenças cardiovasculares e fortalecimento do sistema imunológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário