terça-feira, 14 de setembro de 2021

LDO será votada novamente na camâra de vereadores de Belo Jardim-PE


Em reunião ordinária prevista para às 20h dessa terça-feira (14), vereadores de Belo Jardim, voltam a discutir a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define, para o ano de 2022, o planejamento financeiro do município, estabelece metas e prioridades da administração pública, através de políticas públicas voltadas para educação, saúde, esporte, saneamento, pagamento salarial, entre outros serviços vitais para manutenção da qualidade de vida da população.

De forma inédita e pela quarta vez, somente esse ano, a LDO é apreciada no plenário da Casa Custódio Ferreira Mergulhão. De acordo com o vereador Zé Lopes (DEM), presidente da Câmara de Vereadores de Belo Jardim, “por duas vezes, de 2014 para cá, a Câmara aprovou a redação original do Projeto de Lei, oriunda do poder executivo, em primeiro e segundo turno, e sem a apresentação de emendas, permitindo que os ex-prefeitos da época alterassem o orçamento em até 40%, com a realocação de despesas”.

O registro histórico do presidente, reforça que hoje, apenas, por divergências no campo político, e como uma manobra para prejudicar a gestão do prefeito Gilvandro Estrela – uma vez que a aprovação não interfere no poder de fiscalização dos vereadores, a matéria pode voltar a ser rejeitada em plenário, se os vereadores de oposição e declarados independentes, optarem pela abstenção.

O vereador Euno Filho (Republicanos), aditou uma nova emenda modificativa ao projeto, propondo que a gestão municipal tenha flexibilidade orçamentária de 19% em créditos suplementares. De toda forma, o prefeito deve comunicar à Câmara Municipal “todo e qualquer decreto de suplementação relativo ao uso de valores compreendidos no percentual autorizado em até dois dias”, registra a proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário