segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Aftas: saiba como se formam e o que fazer para acabar com elas

 


Bem comum em meio população no mundo inteiro, aftas nada mais são que pequenas úlceras sem grande profundidade e que podem surgir em diferentes regiões da boca, como língua, bochechas e lábios. Essas úlceras podem ser bem dolorosas e incomodar o paciente na hora de ingerir alimentos, por exemplo, além de poder também causar até mesmo febre e cansaço. A causa para o surgimento das aftas são diversas, cada caso é um caso. As causas mais comuns para o surgimento das aftas são: traumas na região da boca, como pancadas, mordidas ou até mesmo traumas decorrentes do uso do aparelho ortodôntico, doenças inflamatórias e gastrointestinais, sistema imunológico debilitado ou ainda relacionadas a um período de estresse e ansiedade muito elevados.

As aftas costumam desaparecer naturalmente, porém, enquanto não desaparecem, alguns tratamentos podem ajudar a quem está sofrendo a lidar melhor com a situação, quando o paciente relata muito desconforto podem ser utilizadas pomadas e remédios tópicas na região que reduzem a inflamação e a dor. Aftas relacionadas a estresse e ansiedade podem ser amenizadas com atividades físicas terapias coadjuvantes que tratam o quadro e, consequentemente, irá ajudar na não formação delas. Quando a alimentação, deve-se evitar alimentos ácidos e muito condimentados, pois estes pioram o quadro ulcerativo

Mesmo desaparecendo naturalmente, e seguindo os tratamentos, o tempo de permanência da afta tem que ser observado, se uma afta permanece na boca de um indivíduo por mais do que 3 semanas, é preciso consultar um médico, a fim de determinar se essa afta pode ser um sinal ou sintoma de alguma condição mais grave no corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário