domingo, 8 de agosto de 2021

Saiba quais são os cinco materiais que não devem ir ao micro-ondas


Aparelhos de micro-ondas oferecem praticidade para quem precisa se alimentar rapidamente. No entanto, é necessário prestar atenção para não colocar no eletrodoméstico materiais que possam causar acidente ou oferecer risco à saúde.

O equipamento não pode, por exemplo, ser ligado sem nada dentro. Isso porque ele trabalha para gerar calor, e pode explodir caso não tenha algum alimento para absorver a temperatura. Veja abaixo quais outros cuidados tomar ao usar o micro-ondas.

Metais

Não se coloca alumínio ou qualquer outro metal no micro-ondas. O mesmo vale para lanches ou refeições embaladas em papel alumínio e louças com detalhes metálicos. Isso pode causar um incêndio ou até uma explosão.

Plásticos não apropriados

Por ser uma máquina de calor, o micro-ondas derrete facilmente qualquer plástico. O ideal é optar por plásticos próprios para suportar essas ondas térmicas. Se o material não for adequado, pode derreter ou encolher, estragando a comida ou o próprio eletrodoméstico.

Sacos de papel

O material pode pegar fogo facilmente no micro-ondas, além de liberar substâncias tóxicas. Se a embalagem tiver algum desenho, como as de fast-food, a tinta superaquecida pode ser prejudicial ao organismo. Além disso, algumas embalagens de papel podem conter uma folha de metal dentro para conservar a temperatura do produto. Dessa forma, o risco é duplo.


Isopor

Quando alimentos ou bebidas embalados por isopor são colocados no micro-ondas, as substâncias usadas na fabricação da embalagem podem vazar para a comida. Isso se aplica especialmente a alimentos gordurosos, como carnes e queijos.

Vidro não refratário

Nem todo vidro pode ir ao eletrodoméstico. Aqueles que não são refratários podem rachar ou quebrar quando submetidos ao superaquecimento do aparelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário