Quando a ideia é comprar uma TV, a dúvida sobre o tamanho sempre é pertinente. Afinal, a distância entre a tela e o sofá - ou outro tipo de assento - pode fazer a diferença na experiência de assistir aos programas e filmes escolhidos.
A dica da arquiteta Fernanda Hardt, do escritório Mirá Arquitetura, assegura que é importante observar a proporção em relação aos móveis do ambiente, por exemplo o rack e o sofá na sala de estar, e até mesmo a parede em que o aparelho será instalado. "Se a televisão ficar muito no limite do rack, por exemplo, pode passar a sensação de um ambiente menor. E o mesmo acontece com a parede", diz a arquiteta Juliana Rinaldi, sócia do mesmo escritório.
De olho nas medidas
Para ajudar a decidir, confira as medidas abaixo, que servem como balizadores para encontrar o tamanho ideal de tela de acordo com a distância do sofá e outros tipos de assentos, o que se aplica a vários ambientes da casa. (Os números correspondem à distância mínima e máxima):
26 polegadas: de 1 m a 2 m
32 polegadas: de 1,20 m a 2,40 m
37 polegadas: de 1,40 m a 2,80 m
40 polegadas: de 1,50 m a 3 m
42 polegadas: de 1,60 m a 3,20 m
46 polegadas: de 1,75 m a 3,50 m
50 polegadas: de 1,90 m a 3,80 m
52 polegadas: de 2 m a 4 m
55 polegadas: de 2,10 m a 4,20 m
60 polegadas ou mais: de 2,20 m a 4,60 m
Mais dicas
- Segundo Fernanda, hoje em dia, com a tecnologia mais avançada das TVs, as distâncias não precisam ser tão grandes até o sofá, no caso de telas maiores.
- É importante ficar atento ao tipo de fixação ou suporte na hora de instalar a televisão na parede. "Se for articulado, é preciso verificar as medidas disponíveis para movimentar a tela com conforto", avisa Juliana.
- A altura da instalação das TVs também é importante para obter uma boa visualização. Em quartos onde se assiste à TV deitado, os eixos são mais altos, entre 1,40 m e 1,50 m, enquanto em home theaters as medidas ficam entre 1,20 m e 1,30 m. O objetivo é seguir a altura média dos olhos quando estiver recostado, assim não força o olhar para baixo nem para cima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário