quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Ex-técnico do Calango morre aos 71 anos


Resultado de imagem para nereu pinheiro
Ex-treinador de Sport, Santa Cruz, Belo Jardim e América, Nelivaldo Marques Pinheiro, mais conhecido como Nereu Pinheiro, morreu nesta quinta-feira aos 71 anos, em decorrência de um tumor na cabeça. O ex-técnico, que também era diabético, estava hospitalizado há cerca de quatro meses. Nascido em Olinda, o profissional deixou um legado vitorioso e de grande exemplo para o futebol de Pernambuco.
Nereu foi uma das figuras centrais da campanha do acesso do Santa Cruz à Série A do Campeonato Brasileiro de 1999, que completou 20 anos justamente nesta quinta-feira. A Cobra Coral iniciou uma virada história que culminaria no vice-campeonato e voltou à elite, após empate em 0x0 contra o Goiás, em Goiânia.

Com vasto currículo pela Capital pernambucana, ele também deixou sua marca à frente do comando do Sport. Nereu liderou o Rubro-negro em 1987, 1989, 1994 e 2004. O ano de 1989, inclusive, foi um dos mais simbólicos da carreira do então treinador. Na ocisão, ele levou o Leão à final da primeira edição da Copa do Brasil, que terminou com o Grêmio campeão. Nereu também é lembrado por ter revelado jogadores como Neco, Juninho Pernambucano, Chiquinho, Russo e Sandro Barbosa.

Em 2009 o técnico Nereu Pinheiro foi contratado para treinar o Belo Jardim, na época o Calango disputou o Campeonato da Série A-2 do Pernambucano. A indicação foi do saudoso José Mendonça, deputado federal na época e com quem o treinador tinha trabalhado no Santa Cruz de Recife.

Além de Sport e Santa Cruz, Nereu teve passagens por Belo Jardim, Central, Ferroviário do Cabo, Olinda, Sergipe, Treze/PB e Confiança/SE. Atualmente, era um dos nomes ligados à Secretaria Executiva de Esportes de Olinda. O enterro do treinador ocorrerá nesta sexta-feira, às 10h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário