sábado, 5 de janeiro de 2019

Óculos de camelô provoca problemas nos olhos? Quais os riscos


Resultado de imagem para Óculos de camelô provoca problemas nos olhos? Quais os riscos
Quem nunca comprou óculos de sol na praia, farmácia ou de um vendedor ambulante no metrô? O preço é atraente e, muitas vezes para sair bem na foto, muitas pessoas recorrem ao acessório barato. 

Um dos principais sintomas de quem usa óculos impróprio pode ser a dor de cabeça. Embora seja muito difícil identificar se a peça tem proteção UV, a falta dela a longo prazo pode gerar diversos problemas.

Isso porque quando usamos óculos sem proteção, o raio UV entra diretamente na retina. Como ela não foi feita para receber essa radiação, o contato causa uma série de lesões, que podem distorcer a formação de imagens, causar visão dupla, tontura, ardência e, se o uso for prolongado, aumenta o risco de catarata.

E se você estiver se perguntando se não é melhor usar os óculos piratas do que sair sem nenhum, saiba que na verdade as opções de camelô pioram o problema. Isso porque nossas pupilas se fecham automaticamente quando estamos expostos a luzes muito fortes, justamente como defesa contra os raios UV. Como os óculos tem um filtro escuro, as pupilas acabam se dilatando como se estivessem expostas a menos radiação do que realmente estão, o que aumenta à exposição dos olhos.

O recomendado é comprar em lojas que tenham certificados e garantam selo de qualidade e proteção UV ao consumidor. Os óculos "piratas" não passam por testes que comprovem sua eficácia.

Em alguns estabelecimentos ou óticas é possível achar aparelhos que imitam a passagem de raio ultravioleta, no qual a lente reflete o raio e não deixa passar, mas não é algo simples de encontrar. Na dúvida, não compre ou use qualquer tipo de óculos que seja de origem duvidosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário