sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Quais são os benefícios das artes marciais para a saúde e o bem-estar

Benefícios das artes marciais para a saúde e o bem-estar
Pode parecer contraditório que um conjunto de habilidades e técnicas destinadas, em última instância, ao combate, sejam ao mesmo tempo um caminho para a evolução. Porém, se observadas a partir do prisma correto, será possível entender os benefícios das artes marciais e o fato de que elas são, principalmente, uma prática espiritual.
Na essência delas está o princípio de que a mente é quem rege tudo. O corpo só é capaz de alcançar certas habilidades e poderes se antes trabalhamos a mente com dedicação. Ainda, o que orienta esta prática é um conjunto de valores associados ao crescimento e à manutenção da paz interior e exterior.
Nas artes marciais, o principal combate é travado contra si mesmo e suas limitações. O eixo do treinamento está no autoconhecimento e na superação de tudo aquilo que limita a nossa potencialidade. Cada nova vitória é o resultado de um processo interno que termina dando seus frutos.
Não se sabe com exatidão qual foi a origem das artes marciais. Pelo menos desde que existem as comunidades sedentárias, também existe a guerra. Por isso não se conhece o momento exato em que essa realidade deu origem à necessidade de desenvolver técnicas, que logo se transformaram em artes.
Porém, na China há uma lenda que parece relatar a origem das artes marciais. Conta que um monge índio, de nome Bodidarma, chegou ao sul da China no ano de 475. Esteve durante nove anos em meditação em uma cova. Quando saiu de seu retiro, encontrou um templo chamado “Shaolin” e ficou impressionado com o péssimo estado físico dos monges que habitavam ali.
Tais monges praticavam a meditação o tempo todo, mas tinham se esquecido de seus corpos. Então Bodidarma criou para eles um regime de exercícios que eram destinados a melhorar sua condição física, mas também a ajudá-los a se defenderem dos saqueadores que atuavam no local. Com o tempo, esse regime evoluiu e se transformou no que hoje conhecemos como artes marciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário