terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Hotel flutuante no ártico com visão privilegiada da aurora boreal

"Único e extraordinário". É com esses dois adjetivos que a propaganda do Arctic Bath, hotel flutuante na Lapônia sueca, cuja inauguração está prometida para acontecer em 2018, define o lugar. A data exata da abertura permanece um mistério, e, por enquanto, ainda não são aceitas reservas. Que serão disputadíssimas, com certeza.

O que há de tão especial? A proposta é oferecer ao hóspede uma visão deslumbrante da aurora boreal num hotel que flutua sobre um rio ártico num ponto remoto do globo. Flutuante, no verão. Porque no inverno o cenário muda, e não fica menos mágico por isso. O Luleriver (Rio Lule), no Norte da Suécia, sobre o qual paira o hotel, congela. E às cores das luzes do Norte, no céu fascinante, se mistura, no nível do chão, a imensidão do branco.

Feito para funcionar o ano todo, o Arctic Bath terá entre as atrações para os hóspedes banhos frios, atividades aquáticas, várias saunas, tratamentos de spa, recepção, loja, lounge e restaurante. O principal banho flutuante ao ar livre, que se assemelha a um ninho de pássaros, tem um corte no meio que se abre diretamente para o rio. A piscina é mantida à temperatura de 4 graus Celsius (você se aventuraria numa água dessa?). Serão apenas seis quartos. Cada um deles com janelas enormes para o turista capturar vislumbres surpreendentes do céu durante a noite.

A inspiração da construção foi uma técnica usada pelos suecos para permitir o desenvolvimento da indústria florestal naquela região, no Norte do país, com fins de exportação da madeira, no final do século XIX. Naquele período ocorreu a introdução da flutuação em larga escala de madeira, que desempenhou papel essencial na industrialização da Suécia, entre 1820 e 1945. Os cursos de água disponíveis eram usados para transportar madeira das florestas do interior para as serrarias na costa. Com isso, o edifício do hotel, como se fosse uma madeira flutuante gigante, funciona como lembrete da importância das florestas para todo o desenvolvimento do país, dizem os criadores do projeto, os arquitetos suecos Bertil Harström e Johan Kauppi. O conceito primordial, segundo definem, é explorar contrastes: calor e frio; água e madeira; história e futuro.

Valores de diárias não foram divulgados. Mas se você ficou interessado em se hospedar ali, vá preparando o bolso, porque não há de ser nada baratinho passar uma noite no paraíso da aurora boreal. Enquanto não surgem notícias sobre inauguração, a recomendação é acompanhar na internet, através do site do hotel (arcticbath.se) ou da página no Facebook (facebook.com/arcticbath). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário