segunda-feira, 7 de agosto de 2017

FACEBOOK: Há apenas quatro tipos de usuários no Facebook, segundo pesquisa

Resultado de imagem para FACEBOOK:

Com qual tipo você se identifica?

Entre as 1,28 bilhão de pessoas que fazem login no Facebook diariamente, entre os mais de 2 bilhões de usuários, existem apenas 4 tipos, de acordo com pesquisa realizada pela Mormon Brigham Young University.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores compilaram uma lista de 48 possíveis razões para o uso da plataforma. Cada usuário deveria responde-las de forma a criar uma escala de “mais parecido comigo” e “menos parecido comigo”.

Depois dessa fase, cada participante também foi submetido a uma sessão de entrevista para melhor compreensão de suas personalidades. Os 4 tipos de usuários identificados foram:

1.      Criadores de relacionamentos

Pessoas que fazem publicações, respondem às publicações de terceiros e usam outras ferramentas do Facebook principalmente de forma a fortalecer relações que existem no mundo exterior. É como uma “extensão da vida real”, de acordo com Tom Robinson, autor da pesquisa.

2.      Arautos das cidades

Essas pessoas usam as redes sociais como forma de informar aqueles ao seu redor de assuntos importantes, e não sobre si mesmos. Eles publicam notícias relevantes, anunciam eventos e podem eventualmente negligenciar suas páginas de perfil para informar amigos e familiares por outros meios.

3.      “Selfies”/Narcisistas

Para esses usuários, o Facebook serve como ferramenta de autopromoção. Eles publicam fotos e outros posts, mas, diferentemente dos criadores de relacionamentos, fazem esse tipo de coisa para conseguir atenção, curtidas e comentários para si – e não como forma de estreitar laços. Uma frase com que se identificaram na pesquisa é “quanto mais notificações de likes eu recebo, mais me sinto aprovado”.

4.      Passantes ou observadores de vitrines

Há certa sensação de obrigação de estar no Facebook, mas essas pessoas raramente publicam informações pessoais. Elas querem ver o que os outros estão fazendo, observam, mas permanecem em silêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário