quinta-feira, 20 de julho de 2017

SAÚDE: Tem dificuldades para dormir bem? Veja 10 dicas simples para contornar o problema

Ter uma boa noite de sono é uma missão que muitas vezes é mais árdua do que deveria ser. Mesmo após uma rotina intensa e cansativa, chegar em casa e dormir pode não ser das tarefas mais fáceis. A privação do sono é um problema recorrente e, a cada ano, atinge mais pessoas: somente no Brasil, cerca de 40% da população sofre com o distúrbio da insônia. De acordo com Maria Christina Ribeiro Pinto, especialista em TCC (Terapia Comportamental Cognitiva) com técnicas simples que, se aplicadas de forma constante no dia a dia, pode-se melhorar e muito as noites de sono. Veja a seguir 10 dicas da especialista!

1 - Sair da cama quando não conseguir dormir

Depois de mais ou menos 20 minutos sem cair no sono é importante ir para outro ambiente. Segundo a especialista, de preferência com pouca luz e baixa luminosidade. A volta para a cama deve acontecer somente quando o sono aparecer

2 - Nunca ir para cama quando estiver "apenas" cansado

É importante deitar na cama para dormir somente quando estiver com sono. O descanso do corpo e da mente pode acontecer em outros espaços que não sejam o quarto

3 - Ter um horário para se desconectar

Pelo menos uma hora antes de ir dormir é importante desligar tudo: televisão, computador, celular e todos os outros tipos de dispositivos. É importante ter uma rotina pontual, isso é, todo dia o mesmo horário. O sono é rítmico, e precisa começar a sentir que o cérebro e corpo querem adormecer.  Para isso, é preciso indicar que você está se desligando do mundo e ambientes externos

4 - Nada de álcool, cafeína e comidas pesadas horas antes do sono

O óbvio precisa ser cobrado e ser dito: bebidas alcoólicas geram fragmentação do sono e atrapalham o sono reparador. Já as que contém cafeína em sua composição atrapalham (e muito) as pessoas de dormirem. O mesmo vale para as comidas calóricas. Prefira alimentos e líquidos leves.

5 - Cama só serve para dormir e fazer sexo

Se não está nem dormindo e nem fazendo sexo na cama, pode se direcionar para outro lugar, alerta a médica. As pessoas passam muito tempo na cama, mas dormindo mesmo que é bom, nada.

O grande problema nesses casos é que o corpo e o cérebro começam a associar aquele espaço como local para comer, ler, assistir filme, conversar etc, e não somente para dormir.

6 - Ambiente limpo e prazeroso

O quarto precisa ter uma temperatura agradável, estar arrumado e limpo. Pode não parecer, mas a bagunça atrapalha o sono. É preciso ter uma correlação entre o sono e o local de dormir, e a ordem faz parte disso.

8 - Rotina de horários

Dormir e acordar todos os dias no mesmo horário é fundamental. Organizar os horários do sono ajuda o corpo a entender qual a hora do descanso e, como consequência, a cabeça vai desacelerando aos poucos no fim do dia.

9 - Não à soneca da tarde

Ao contrário do que se pensa, cochilar durante o dia não é uma boa ideia para os insones. Isso porque sonecas fora de hora ajuda a desregular o organismo no que se entende por horário.

10 - Livre-se das preocupações antes de dormir

Separe um papel, caderno ou agenda para anotar todas as pendências e as preocupações que podem eventualmente atrapalhar o seu sono. O exercício ajuda a aliviar a tenção de resolver possíveis problemas no dia seguinte. Deixe as anotações fora do seu quarto.


Restrição no tempo de cama é tudo!

Quando estiver desconfortável, virando de um lado para o outro, com muitos pensamentos na cabeça ou se sentir incomodado na cama, não hesite. Levante e volte ao item 1 dessa lista. Não fique mais tempo na cama do que aquele que você realmente está dormindo (ou tendo relações sexuais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário