segunda-feira, 10 de julho de 2017

Número de acidentes com escorpião sobe 25% em Pernambuco

Escorpião amarelo (Foto: Prefeitura de Formiga/Divulgação)
No período de chuva, aumenta a preocupação com ataques de escorpião, já que uma das características do animal é se esconder em lugares úmidos. Entre os meses de janeiro e junho deste ano, aumentou em 25,8% o número de atendimentos no Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foram 706 casos, 145 a mais do que a quantidade de notificações feitas no mesmo período de 2016.

De acordo com o Ceatox, por causa das chuvas, os escorpiões são desalojados das galerias de esgoto e águas pluviais, procurando abrigo nas residências, seja em sapatos, roupas ou na tubulação. A primeira medida para afastar os aracnídeos é retirar os entulhos dos quintais das casas, já que o principal alimento do animal é a barata, que se prolifera com facilidade em ambientes como caixa de esgoto, telha, lenha, madeira, tijolo.

Ainda segundo o centro, que funciona 24 horas por dia e presta informações à população pelo 0800.722.6001, em casos de acidente, é imprescindível lavar o local da picada apenas com água e sabão e seguir para a unidade de saúde mais próxima, para que seja feito o tratamento para dor local. No caso de criança de até 12 anos, em que há risco de morte, pode haver indicação do uso do soro contra o veneno.

Em Pernambuco, o soro para o tratamento da picada do escorpião está disponível no Hospital da Restauração (Recife), Hospital e Policlínica Jaboatão-Prazeres (Jaboatão dos Guararapes) e Hospital João Murilo (Vitória de Santo Antão).

No interior, nos hospitais regionais de Limoeiro, Palmares, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina, além do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

Confira cuidados para evitar a presença de escorpião nas residências:
-Manter sempre limpas as instalações da propriedade, principalmente a área em volta da casa
-Conservar o quintal e o jardim sempre limpos
-Evitar o acúmulo de lixo e não amontoar objetos antigos em volta da casa
-Vistoriar cuidadosamente roupas e principalmente calçados antes de vesti-los, e toalhas antes de utilizá-las
-Usar telas e vedantes em portas e janelas, procurando tapar buracos e frestas existentes na casa
-Não andar descalço; ao adentrar em mata, utilizar calçado com a calça comprida por dentro das meias, perneiras ou botas de cano longo (que protejam até o joelho)
-Não colocar as mãos em buracos, tendo o cuidado ao sentar em pedras
-Não manusear esses animais, por mais inofensivos que eles pareçam ser

-Examinar cuidadosamente o local onde for apoiar ou encostar-se, quando fizer trilhas ou caminhadas em ambientes conservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário