sexta-feira, 21 de julho de 2017

Em BJ, 47ª Festa das Marocas terá polo alternativo


Uma parceria inédita celebrada nesta edição fará da Festa das Marocas um evento multicultural. Trata-se do polo alternativo, que receberá a ‘Tabacaria do Mago’, movimento de artes integradas já realizado em Belo Jardim há três anos e que tem como objetivo levar ao conhecimento da população a produção artística multicultural belo-jardinense.

Este ano, as apresentações irão ocorrer neste sábado (22), na Praça Agamenon Rodrigues Caraciolo, popularmente conhecida como Praça dos Correios, e contará com diversas linguagens artísticas, tais como: literatura, peça de teatro e música, a partir das 16h. 

De acordo com o artista plástico belo-jardinense Adones Valença, a iniciativa representa muito mais que uma contribuição cultural para o município, pois exerce também forte influência no aspecto social e político local. "Hoje a Tabacaria do Mago não é somente um espaço físico, é uma metáfora dessa postura corajosa de jovens que sem bandeiras partidárias posicionam-se criticamente nesse mundo chamado Belo Jardim. Tolstoi diz: 'Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia'", referencia Valença.

Segundo David Henrique, também artista belo-jardinense e um dos organizadores do movimento, a Tabacaria tem um papel fundamental na difusão das produções culturais de Belo Jardim. "O evento nasce pela ausência de um espaço para os artistas locais na própria cidade, que sempre se mostrou carente no que diz respeito ao fomento e incentivo à cultura local", argumenta Henrique.

Confira o cronograma de apresentações:

16h- Roda de Poesia com os poetas Carlos Gomes, David Henrique, Edson Kajuru, Sebastião Gomes e Pierre Tenório;
17h- Monólogo “Da Paz” por Jaciende Lima, do Coletivo Grão de Teatro do Sesc Ler Belo Jardim;
17h30- Recital com Ana Flávia e Ricardo Brazileiro;
18h- Grupo Cultural Boi da Gente;
19h- Banda Contemporânea de Pífanos;20h- Virgulados;
21h- Pierre Tenório;
22h- Jurandex;
23h- Cypher: PRK – Cordel de Vagabundo – FDR ATP.

*Intervalos: Durante uma apresentação e outra haverá ainda o Erectus Cactus,
programa de rádio experimental sobre a arte e a cultura regional e belo-jardinense*.

Homenageados

Este ano a Festa das Marocas homenageia uma das suas fundadoras, Maria José Lima, e o histórico animador do evento, Otoni Rodrigues Propaganda, ambos “in memorian”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário