sexta-feira, 16 de junho de 2017

ELEIÇÕES EM BELO JARDIM: BLOG DO JAMILDO ENTREVISTA OS CANDIDATOS

Em campanha, prefeito interino de Belo Jardim promete 600 vagas para guardas

Um mês após assumir a Prefeitura de Belo Jardim com a cassação do ex-prefeito João Mendonça (PSB), o presidente da Câmara de Vereadores, Gilvandro Estrela (PV), quer continuar no cargo e é candidato na eleição suplementar marcada para 2 de julho, quando ele vai concorrer com Hélio dos Terrenos (PTB) e Luis Carlos (PSB). Com uma gestão monitorada pelo Ministério Público e outros órgãos de controle para que não execute despesas que podem ficar para os sucessores ou para ele mesmo, caso vença o pleito, Estrela se divide entre a administração e a campanha. “Até as 15h estou na prefeitura. Depois das 15h, estou fazendo caminhada, pedindo voto, fazendo o meu papel de político que não tem muito dinheiro para investir na campanha”. O candidato a vice é o vereador Jonas Torres, conhecido como Pitomba da Lotação (DEM), ligado ao grupo político do ministro Mendonça Filho (Educação).

Blog de Jamildo – Em meio à crise na segurança pública que o Estado tem passado, em Belo Jardim a sensação de insegurança também tem cada vez aumentado – de acordo com a Secretaria de Defesa Social, foram registrados 27 homicídios de janeiro a maio deste ano, enquanto em todo o ano passado houve 39. Quais são as suas propostas para, se for eleito, ajudar a tentar reduzir a violência no município?

Gilvandro Estrela – A questão de segurança é obrigação do Estado, que mostrou que está fracassado. O município é incapaz de resolver o problema de falta de segurança, mas eu assumo o compromisso que vai criar a Guarda Municipal. Eu vou fazer um concurso de guarda para 600 homens. Inclusive, também vou melhorar a iluminação da cidade. Durante minha passagem como interino, já coloquei 350 lâmpadas porque a cidade estava no apagão. Também projeto nosso, já foi solicitada a instalação de 50 câmeras de monitoramento nas entradas e no centro da cidade, na parte comercial.

Blog de Jamildo – Quais são seus projetos para infraestrutura no município?

Gilvandro Estrela – A cidade está com o esgoto a céu aberto e sem asfalto. Estamos com um projeto em parceria com o Ministério das Cidades e vamos fazer o calçamento e asfaltar a cidade.

Também quero partir para a área de habitação. Após uma cheia, a prefeitura paga R$ 8.500 para 54 famílias – inclusive estava atrasado o benefício e já regularizamos.

Blog de Jamildo – Faltam fardamento e materiais e há dez unidades escolares fechadas. Quais seus planos para mudar a realidade dos estudantes e professores de Belo Jardim?

Gilvandro Estrela – Tenho visitado todas as escolas. As escolas estão literalmente no chão. Sem lâmpadas, as cadeiras quebradas, banheiros interditados. As creches no fundo do poço.

Fizemos um acordo com os professores com investimento da Fundeb de R$ 15 milhões do Ministério da Educação. Serão encaminhados 50% para o professor e os outros 50% para o município.

Percebi que em Belo Jardim não tem quadra poliesportiva, então vamos construir uma. Creche só tem três que o Ministério da Educação mandou dinheiro, mas só estão com a parte do alicerce.

Há dois anos que não há farda nas escolas. A partir do próximo ano terá sua farda e sua bolsa com seus materiais.

Também temos o projeto Vale Transporte Universitário. Os alunos universitários receberão uma bolsa para pagar a passagem. Estamos retratando a autoestima do povo de Belo Jardim.

Blog de Jamildo – Quais são os pontos que sua gestão irá trabalhar na área de saúde?

Gilvandro Estrela – A saúde estava sucateada. O bloco cirúrgico do Hospital Municipal Júlio Alves de Lira voltou a funcionar, temos planos de melhoria para as policlínicas. No hospital mesmo não tinha máquina de raio-x nem de ultrassonografia. Estamos trabalhando para mudar essa realidade.

Blog de Jamildo – Caso eleito, o que o senhor espera que sua gestão possa fazer por Belo Jardim?

Gilvandro Estrela – Com fé em Deus, com trabalho, com dinamismo, austeridade, nós vamos mudar a cidade. Temos um grupo forte, vamos economizar nos cofres. Tem pouco, mas vamos fazer muito mais.

Vamos olhar para os nossos funcionários. Temos um quadro muito grande de voluntários, inclusive de médicos que estão trabalhado sem receber. São pessoas comprometidas. Pagamos o décimo terceiro agora no mês de maio.

Tenho muita coisa para fazer. Quero fazer praças, ajeitar as ruas emburacadas, ajeitar também os canos de esgoto estourado, organizar os animais que estão nas ruas. Em pouco tempo que assumir interinamente a prefeitura a cidade já está de cara nova.

Blog de Jamildo – Como o senhor tem conciliado o trabalho na prefeitura com a campanha?

Gilvandro Estrela – Até as 15h estou na prefeitura. Depois das 15h, estou fazendo caminhada, pedindo voto, fazendo o meu papel de político que não tem muito dinheiro para investir na campanha.

Fonte: Blog do Jamildo

Vice de prefeito cassado é candidato à prefeitura em Belo Jardim e diz que aliado não atrapalha campanha

Após o Tribunal Superior Eleitoral (TRE) cassar a liminar do ministro Gilmar Mendes que mantinha no cargo de prefeito João Mendonça, o PSB escolheu seu vice Luis Carlos para a eleição suplementar do dia 2 de julho no município do Agreste pernambucano. Mendonça recebeu 16.077 votos, mais do que os 14.015 do segundo colocado, Hélio dos Terrenos (PTB), que voltou a disputar a vaga. O socialista, porém, já concorreu sub judice, ou seja, podendo ser impugnado pela Justiça Eleitoral, caso semelhante ao de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, que só conseguiu eleger a prefeita em abril. O motivo é que ele foi condenado por improbidade administrativa. Em maio deste ano, teve o registro cassado e deixou o cargo. Além do socialista e do petebista, concorre o prefeito interino da cidade e presidente da Câmara de Vereadores, Gilvandro Estrela (PV).

Apesar de o seu principal cabo eleitoral, o ex-prefeito, estar envolvido nesse imbróglio eleitoral que provocou a convocação de um novo pleito na cidade, Luis Carlos afirma que a cassação do aliado não deve atrapalhar a sua campanha. “João tem muito serviço prestado em Belo Jardim. Ele perdeu o cargo por questões de conta e nenhuma por desvio de dinheiro”, justifica. 

Confira a entrevista do socialista ao Blog de Jamildo, em que ele falou ainda sobre as propostas para segurança, educação e saúde, três temas cobrados pelos moradores do município.

Blog de Jamildo – Em meio à crise na segurança pública que o Estado tem passado, em Belo Jardim a sensação de insegurança também tem cada vez aumentado – de acordo com a Secretaria de Defesa Social, foram registrados 27 homicídios de janeiro a maio deste ano, enquanto em todo o ano passado houve 39. Quais são as suas propostas para, se for eleito, ajudar a tentar reduzir a violência no município?

Luis Carlos – O problema de segurança é no Estado e de todo País. Mas estamos preocupados em fazer a nossa parte. Temos um projeto de monitoramento nos três distritos.

Já existe uma lei de guardas municipais, a partir daí vamos colocar em atividade esses guardas municipais.

Eu também pretendo trabalhar no combate a violência. Só vai diminuir a violência com projetos sociais. Colocar as crianças das ruas para os projetos nas escolas. Também tempos projetos sociais para diminuir essa questão no índice de violência e vamos ativar o serviço de inteligência. A droga está chegando aqui de forma absurda.

Vamos também iluminar bem a cidade, porque há pontos escuros que facilitam a ação de criminosos.

Blog de Jamildo – Quais são seus projetos para infraestrutura no município?

Luis Carlos – Belo Jardim cresceu muito e de forma desordenada. Houve venda de imóveis sem que fosse alinhado com a prefeitura. Então, pretendo regulamentar as construções irregulares.

Vamos começar a fazer o trabalho de resgate na cidade e nos bairros mais carentes na área de saneamento e calçamento. Vamos organizar o trânsito da cidade e vamos embelezar Belo Jardim.

Blog de Jamildo – Faltam fardamento e materiais e há dez unidades escolares fechadas. Quais seus planos para mudar a realidade dos estudantes e professores de Belo Jardim?

Luis Carlos – Temos um plano de capacitar os professores, fazer curso para que eles fiquem satisfeitos e integrados.

Fardamento também é um projeto nosso. Vamos dar qualidade de fardamento e de transporte para que o aluno chegue e saia tranquilo da escola. Também temos um projeto de monitoramento em moto, em que vai levar e deixar as crianças da escola.

Algumas escolas precisam de reformas. Eu tenho um projeto em andamento de duas creches. Pretendo ir até o ministro da Educação [Mendonça Filho, de base eleitoral no município] para que a gente possa dar início de uma escola em tempo integral.

Blog de Jamildo – Quais são os pontos que sua gestão irá trabalhar na área de saúde?

Luis Carlos – Tem uma demanda grande no Hospital Julio Alves de Lira. Tem centro cirúrgico e uma UPA anexados a ele. A gente precisa hoje não é construir, mas é de qualificar e trazer profissionais nas áreas carentes. Trazer profissionais com urgência, um neuro, por exemplo, que é difícil de conseguir. Já tem uma estrutura física muito boa. Realmente necessita hoje é formar um quadro de funcionários para atender melhor e mais rápido a população.

Vamos trabalhar também nas Unidades Básicas de Saúde e nos Postos de Saúde da Família. Vamos estar levando isso. Tem uma zona rural muito extensa, então a gente vai colocar ônibus para formar um centro odontológico para atender nos locais onde não tem posto de saúde.

Blog de Jamildo – Caso eleito, o que o senhor espera que sua gestão possa fazer por Belo Jardim?

Luis Carlos – Tenho preocupação de estar levando promessa que não posso cumprir. Tenho muito os pés no chão. Belo Jardim precisa urgentemente de trabalhos que deem bons resultados. Belo Jardim vai receber as obras da Adutora do Agreste, o que facilita que corramos atrás de parcerias para trazer indústrias para cá, para conseguir empregos para essa juventude e que ela não caia na violência.

Blog de Jamildo – Fazer campanha ao lado do prefeito cassado João Mendonça pode prejudicar a sua imagem para esta eleição?

Luis Carlos – Ele é uma liderança eleitoral nossa. Uma liderança participativa, mas a sociedade precisa ter a participação. Quero fazer um governo participativo. João tem muito serviço prestado em Belo Jardim. Ele perdeu o cargo por questões de conta e nenhuma por desvio de dinheiro. Não vejo como atrapalhar. Quero fazer um governo meu, de Luis Carlos. João vai ser uma pessoa para ajudar, para buscar parcerias no Recife. Agora eu que vou criar minha equipe; eu quero ser gestor de rua.

Fonte: Blog do Jamildo

Aliado de Armando, candidato em Belo Jardim quer atrair empresas para o município

Candidato derrotado nas eleições de 2016, Hélio dos Terrenos mais uma vez disputa a prefeitura de Belo Jardim pelo PTB, apadrinhado pelo senador Armando Monteiro, do mesmo partido. O petebista teve 14.015 em outubro do ano passado, contra 16.077 de João Mendonça (PSB), que havia sido impugnado, assumiu o segundo mandato com uma liminar do ministro Gilmar Mendese acabou sendo cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em maio deste ano. Essa reviravolta na Justiça provocou o novo pleito, marcado para o dia 2 de julho, em que concorrem ainda o prefeito interino e presidente da Câmara de Vereadores, Gilvandro Estrela (PV), e com o ex-vice-prefeito Luis Carlos (PSB).

Uma das propostas de Hélio dos Terrenos é criar um grupo de apoio no WhatsApp para que os moradores possam pedir ajuda aos guardas municipais. Além disso, com Armando como intermediador, se eleito, quer chegar aos ministros Bruno Araújo (Cidades) e Mendonça Filho (Educação) para pedir recursos para o município e tentar atrair empresas.

Blog de Jamildo – Em meio à crise na segurança pública que o Estado tem passado, em Belo Jardim a sensação de insegurança também tem cada vez aumentado – de acordo com a Secretaria de Defesa Social, foram registrados 27 homicídios de janeiro a maio deste ano, enquanto em todo o ano passado houve 39. Quais são as suas propostas para, se for eleito, ajudar a tentar reduzir a violência no município?

Hélio dos Terrenos – Segurança em Belo Jardim está um caos. Eu tenho um sistema de monitoramento na entrada, saída e na central da cidade. Tenho propostas de guardas municipais que ajudam as famílias através de um grupo de apoio no WhatsApp para elas pedirem ajuda. Também vou pedir ao governador para intensificar o policiamento.

Blog de Jamildo – Quais são seus projetos para infraestrutura no município?

Hélio dos Terrenos – Belo Jardim têm várias ruas sem calçamento e com esgoto a céu aberto. Vamos intensificar o trabalho nessa área com uma equipe qualificada. Temos equipe de pessoas qualificadas para resolver os problemas da nossa cidade, intensificar saneamento e calçadas, com projetos e parcerias para ajudar.

Blog de Jamildo – Faltam fardamento e materiais e há dez unidades escolares fechadas. Quais seus planos para mudar a realidade dos estudantes e professores de Belo Jardim?

Hélio dos Terrenos – Hoje a educação está um caos. A merenda, por exemplo, não é de qualidade. Alunos saem mais cedo da aula porque não têm merenda. Não estão dando fardamento. Eu acredito que os professores não estão sendo reconhecidos.

Vamos priorizar o que é lei: farda, merenda, bom ensino e reconhecer os professores.

Blog de Jamildo – Quais são os pontos que sua gestão irá trabalhar na área de saúde?

Hélio dos Terrenos – A área de saúde está muito ruim mesmo. Não pelos remédios, mas não temos doutores suficientes que atendem à demanda de Belo jardim. Vamos intensificar com mais médicos, com verbas e escolher um dos melhores secretários, que será doutor Silvano [candidato a vice na chapa dele].

Blog de Jamildo – Caso eleito, o que o senhor espera que sua gestão possa fazer por Belo Jardim?

Hélio dos Terrenos – Tudo. Belo Jardim está afundada, parou no tempo. Não tem nenhum desenvolvimento. Belo Jardim não tem saúde, educação. Eu vou intensificar em saúde, educação, segurança. Vou trazer indústrias, empresas. Vou criar polos comerciais iguais aos das outras cidades do Agreste. Falta oportunidade para jovens. Quero tirar essa cidade da alienação, quero ajudar a vida e a situação do povo de Belo Jardim.


Blog de Jamildo
 – O senhor está sendo apadrinhado pelo senador Armando Monteiro? De que forma ele tem participado de sua campanha?

Hélio dos Terrenos – Armando tem nos dado suporte porque Belo Jardim é prioridade dele. Sempre ajudamos Armando. Ele tem prioridade porque tem dois ministros Bruno Araújo e Mendonça Filho, que são ministros prioridades. Ele quer nos ajudar no desenvolvimento, indústrias, empresas e está à disposição.

Fonte: Blog do Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário