sábado, 6 de maio de 2017

‘RESPEITÔMETRO’ MOSTRA A DISTÂNCIA MÍNIMA ENTRE CARRO E BICICLETA

Mobilize, http://www.mobilize.org.br/noticias/10274/em-porto-alegre-ciclistas-saem-as-ruas-com-respeitometros.html
Quem anda de bicicleta nas grandes cidades sabe que alguns motoristas deixam o respeito em casa ao passarem perto demais das bikes, colocando em risco a segurança do ciclista.

Se a distância mínima fosse respeitada, muitos acidentes seriam evitados. Para alertar sobre esse perigo, as ruas de Porto Alegre foram invadidas pelos ‘respeitômetros‘, uma maneira bem humorada de sinalizar a distância segura entre o carro e a bicicleta.

O ‘respeitômetro‘ é uma espécie de régua gigante, com a medida de 1,5 metro, colocada na bicicleta. Foi utilizada para mostrar aos motoristas que eles chegam mais perto do ciclista do que deveriam. Além dessa, outras estratégias para informar os motorizados foram utilizadas no Dia de Mobilização pela Segurança dos Ciclistas (9 de março), como a entrega de folders explicativos.

Pablo Weiss, da Associação de Ciclistas de Porto Alegre (ACPA) acredita que se a distância fosse respeitada, nenhum acidente com ciclista aconteceria: “Se pudéssemos escolher um artigo do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que faria diferença na vida do ciclista seria o 201, que prevê 1,5m para passar pelo ciclista”.

A ação educativa foi promovida pelo Detran/RS, Mobicidade, Associação de Ciclistas de Porto Alegre e pelo Laboratório de Políticas Públicas e Sociais(Lappus), que pretendem levar a campanha de conscientização para outros municípios do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário