sexta-feira, 5 de maio de 2017

Mito x verdade: pode passar a marcha em alagamento?

Seguir o carro da frente é o indicado para evitar problemas - André Marins/Esp. DP
O clima em Pernambuco não costuma variar muito durante o ano, meio-termo aqui quase não existe: geralmente temos muito sol e calor ou muita chuva. Com a chegada do outono, o período chuvoso começa e os alagamentos se tornam cada vez mais recorrentes, gerando transtornos para os que circulam pelas vias do Recife. Para não precisar contar com a sorte nesses dias, evitar contratempos para o seu automóvel e não ficar no meio da rua, trouxemos um guia para você.

O gerente de pós-venda da Fiat Italiana, Carlos Alberto Monteiro, que tem mais de 30 anos de experiência no universo automotivo, explica que ficar atento ao que os colegas de trânsito estão fazendo é importante. “Se você puder observar por onde os outros estão indo, faça isso. Se você for por outro local, talvez se surpreenda com um buraco”, alerta o gerente.
 
Caso seja possível ter outro carro como referência, procure também ver o nível em que está a água no carro da frente. “Veja onde a água está chegando nos carros. Se estiver passando da metade da roda, não arrisque”, enfatiza Carlos. Quando a água ultrapassa essa altura, é provável que ela cubra o motor, facilitando a entrada de água no equipamento.
 
Estar atento é uma regra. Quando você for enfrentar muita água, mantenha a calma e procure não sair da primeira marcha e manter uma velocidade linear. “Desligue o ar, coloque a marcha de força e siga numa velocidade baixa e constante. Dessa forma, você vai vencendo a água sem formar ondas”, esclarece Alberto. A marola formada nos alagamentos representa perigo, pois pode atingir a altura do motor do seu carro. Logo, vá com calma. E lembre-se, se algo sair diferente do planejado e o seu carro morrer, chame o reboque. Não tente ligar o carro para não piorar o quadro do seu automóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário