quinta-feira, 30 de março de 2017

O que acontece se puxar o pendrive do computador, sem o procedimento de segurança?

Pode confessar: você também já puxou o pendrive do computador, sem o procedimento de segurança, na hora hora de preguiça. Não é verdade?
Mas, será que a gente pode fazer mesmo isso? Será que tirar o pendrive do computador dessa forma, realmente, causa danos para o dispositivo ou para a máquina?
Para descobrir um pouco mais sobre isso, o site How-to Geek resolveu pesquisar sobre o assunto na internet e descobrir se alguém por aí já sofreu alguma experiência negativa por puxar o pendrive do computador sem realizar o procedimento de segurança. As respostas, aliás, foram bem interessantes.

O que acontece se puxar o pendrive?

De acordo com a pesquisa do pessoal, um dos problemas mais comentados é a perda do arquivo que estava sendo transferido. Isso acontece porque os arquivos são armazenados em cache no pendrive. Quando o dispositivo é removido sem segurança, essas informações em trânsito podem acabar corrompidas e perdidas.
Mas, conforme os internautas, isso só acontece se você ativar, manualmente, o armazenamento em cacho do Windows para pendrives e outros dispositivos USB. Isso porque a opção costuma vir desativada de fábrica.

Adeus, memória!

Outra coisa que pode acontecer também, embora seja um pouco mais raro, é a memória do pendrive ser corrompida pelo desligamento sem o procedimento de segurança. Especialistas explicam que dispositivos como os pendrives precisam de 0,25 segundo de estabilidade depois de iniciarem um comando para que não entrem em curto. Se você puxar o dispositivos antes disso, é possível que haja consequências negativas.
Mas, claro, tem gente por aí que garante que outras coisas podem acontecer, como a porta de entrada USB do seu computador acabar queimada ou algo do tipo. Se isso é mesmo possível, no entanto, a gente não sabe.

Resumindo…

O indicado, claro, é que você espere o precedimento de segurança do Windows  para liberar o pendrive antes de puxá-lo do computador. Você já deve ter ouvido muito esse tipo de recomendação antes, não?
Mas, obviamente, se o computador for seu e se o pendrive também for seu, você deve fazer como preferir. Entretanto, se você puxá-lo de uma vez e der problema, não esqueça de nos contar para o que aconteceu. Certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário