quinta-feira, 23 de março de 2017

Ministério Público investiga insuficiência de policiais em Pernambuco

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou, nesta quarta-feira (22), um inquérito civil com o objetivo de investigar a "possível omissão e/ou insuficiência" do efetivo da Polícia Militar no estado. Para iniciar a investigação, o órgão analisou o aumento de 47,3% no número de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em Pernambuco, nos dois primeiros meses do ano.

A Promotoria de Justiças de Defesa da Cidadania da Capital, responsável pelo inquérito, apontou que os dados refletem o "decréscimo de efetivo policial militar lançado nas ruas para a atividade do policiamento ostensivo". De acordo com o MPPE, há, atualmente, cerca de 18.850 policiais militares atuando em Pernambuco.

O documento também critica o Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES), criado para aumentar a atividade das polícias Civil, Militar e pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o inquérito, a iniciativa representa uma "medida paliativa para minimizar o déficit de pessoal da PMPE".

Para dar continuidade à investigação, o MPPE irá notificar representantes das secretarias de Defesa Social (SDS), Administração (SAD) e de Planejamento e Gestão (Seplag), do Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco e dos conselhos estaduais de Defesa Social e Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário