sexta-feira, 17 de março de 2017

Menino passa 20 horas por dia debaixo de luz ultravioleta para se manter vivo

Resultado de imagem para Menino passa 20 horas por dia sob luz ultravioleta para se manter vivo
Com apenas 4 anos de idade, Ismail Ali sofre da síndrome de Crigler-Najjar, uma condição genética caracterizada pela incapacidade do corpo converter e eliminar do sangue a bilirrubina, provocando o seu aumento e, consequentemente, uma forma de icterícia.
Bilirrubina é um pigmento biliar derivado da degeneração natural de glóbulos vermelhos. O aumento de sua concentração no sangue pode levar à acumulação de toxinas que, segundo os médicos, pode provocar surdez, danos cerebrais ou falência dos órgãos.
A doença de Ismail é muito rara, com registos de apenas um caso num milhão de nascimentos. Para tratar esta doença, o menino passa 20 horas dentro do quarto a brincar, comer e dormir, sempre sob uma luz ultravioleta.
“Ele é muito ativo, adora correr para lá e para cá, saltar. Mas o problema é que ele tem que ficar na cama para a fototerapia, e odeia. Especialmente porque tem uma irmã de 7 anos, ele só queria correr e brincar com ela, como uma criança normal de 4 anos. Isso é quase como uma prisão para ele”, adiantou a mãe da criança, Shahzia, à BBC.
A fototerapia é um procedimento em que a criança é colocada sob uma luz azul fluorescente que facilita a eliminação da molécula de bilirrubina pela urina e pelas fezes. No entanto, com o crescimento da criança, o tratamento torna-se cada vez menos eficaz.
Segundo a ONG americana Nord, dedicada a melhorar a vida de de pacientes com doenças raras, a única cura definitiva para a síndrome de Crigler-Najjar seria um transplante de fígado.
A família tem tentado melhorar a qualidade de vida de Ismail o máximo possível. Um amigo já criou uma campanha para arrecadar dinheiro que permita a contratação de uma enfermeira a tempo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário