segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Turista ataca tubarão em Fernando de Noronha e leva mordida

Turista tubarão 3
Uma turista da Paraíba resolveu fazer uma imagem inusitada na tarde desta segunda-feira (6), na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha,  e por pouco não se feriu gravemente. A visitante pegou um filhote de tubarão com a mão, enquanto o namorado filmava. O animal se debateu e reagiu, mordeu o dedo da turista e deu trabalho para soltar. O ato de molestar animais em uma área de preservação (o Sueste faz parte do Parque Nacional Marinho), é crime ambiental.

“O tubarão revidou, reagiu defensivamente e mordeu o dedo da turista. O animal não teve a iniciativa de agredir o ser humano, de fato o humano agrediu o tubarão.  Para se desvencilhar o animal reagiu de forma defensiva”, falou o pesquisador de tubarões, Léo Veras. O animal era um filhote de tubarão limão. 

Outras pessoas que presenciaram o fato ficaram indignados com ação. A mulher, que cometeu o crime ambiental,  foi atendida no Hospital São Lucas, levou três pontos no ferimento e foi liberada. A reportagem do blog Viver Noronha estava no hospital e questionamos a turista para que ela relatasse o que aconteceu, mas a visitante se negou a dar entrevista.

O chefe de Fiscalização do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade, Júlio Rosa, também esteve no Hospital São Lucas. “Nós convocamos a turista a comparecer a sede do Chico Mendes na manhã desta terça-feira (7). Vamos ouvir a visitante para saber quais medidas vamos tomar”, informou o chefe de Fiscalização.

Pela lei, crimes ambientais podem ser punidos desde advertência a multas. No ano de 2014 um turista de São Paulo também pegou um tubarão com a mão e foi multado em cinco mil reais pelo Instituto Chico Mendes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário