quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Os 10 benefícios da corrida para a saúde física e mental

A velocista Heidi See, que competiu na Rio 2016 pela Austrália (Foto: Instagram/Reprodução)
Que a corrida é o esporte mais democrático do mundo, que ela auxilia na perda (e manutenção) do peso e que ela melhora o humor, você já sabe. Mas, se ainda assim, você procura mais motivos para começar a correrVogue te ajuda. Convidamos o Dr. Gustavo Magliocca (médico do exercício e do esporte pelo Hospital das Clínicas da USP, diretor clínico da Care Club e médico da seleção brasileira de natação nos últimos dois Jogos Olímpicos) e a Dra. Sabrina Gonzalez (psicóloga e psicoterapeuta, especialista em Psicologia Clínica com foco em Transtornos Alimentares e Obesidade pela CEPSIC - HC/FMUSP) para revelar quais são os 10 maiores benefícios da corrida para a saúde física e mental.

BENEFÍCIOS DA CORRIDA PARA A SAÚDE FÍSICA...
por Dr. Gustavo Magliocca

1. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares (principal cauda de morte no Brasil)
"A prática regular da corrida ajuda no melhor funcionamento cardíaco e na melhora do retorno venoso, auxiliando na redução da pressão arterial. Além disso a corrida auxilia na redução do LDL (colesterol ruim) e na melhora do HDL (colesterol bom) marcadores de risco para eventos arteroscleróticos".

2. Deixa ossos mais fortes e saudáveis
"A osteoporose é uma doença bastante prevalente, ainda na mais no sexo feminino. A corrida regular e sem exageros auxilia no processo de aumento da densidade óssea".

3. Aumenta a capacidade de concentração e ajuda na memória

"A prática regular da corrida foi correlacionada, em estudos recentes, com a melhora da memória e da capacidade de concentração".

4. Protege as vias aéreas de infecções
"Estudos correlacionaram praticantes de corrida com menores incidências de infecções de vias aéreas (como resfriado)".

5. Reduz em 50% a chance de ter uma morte precoce
"A corrida, extendida a prática regular de atividade física, é capaz de reduzir em até 50% a chance de ser vítima de uma morte precoce, prevenindo doenças como hipertensão arterial, diabetes, infarto agudo do miocárido, câncer de cólon entre outros".

6. Redução do estresse
"Por produzir neurotransmissores que regulam os níveis de estresse do corpo, a atividade física melhora a capacidade do nosso corpo em lidar com os efeitos nocivos do excesso de estresse".

7.  Redução dos sintomas da depressão e alivio dos de ansiedade
"A prática de atividade física diariamente, além da produção de neurotransmissores que regulam os níveis de estresse, promove a produção de endorfina e dopamina, hormônios que promovem sensações de felicidade, bem-estar e tranquilidade que reduzem os sintomas de depressão e ansiedade"

8. Aumento da autoestima
"Como consequência da ativação da via metabólica que reabastece os neurotransmissores e hormônios que regulam os estados de estresse, ansiedade e depressão, há um aumento do cuidado com o nosso corpo, por isso nossa percepção dele fica mais positiva – passamos a nos valorizar mais e a nossa autoestima aumenta".

9. Melhora do relacionamento social e profissional
"Com a autoestima elevada nos relacionamos melhor com os outros e com o mundo, nos sentimos mais estimulados a interagir socialmente e mais produtivos, motivados a realizar as tarefas do dia a dia".


10. Previne a perda de memória e o risco de demência (desgaste cognitivo)
"Devido a toda essa estimulação e atividade que a prática de exercícios promove em nosso cérebro, há um consequente aumento na produção de células no hipocampo, que são responsáveis pela memória e aprendizagem e previnem a degeneração dos neurônios da região, prevenindo demência e outras doenças degenerativas como o mal de Alzheimer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário