terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PNEUS

Resultado de imagem para O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PNEUS
Se você pedir indicações de cuidados para os pneus, é bem provável que a primeira recomendação seja manter a calibragem em dia. Só que isso não basta para garantir a segurança de quem está a bordo - e a vida útil do pneu. Por esse motivo, reunimos dez dicas para ajudar quem ainda tem dúvidas. Confira!

O que são pneus verdes?

São pneus de baixa resistência à rolagem graças à maior presença de sílica na composição. Com isso, os chamados pneus verdes têm menor resistência ao rolamento, o que possibilita a redução no consumo de combustível, além quase sempre serem mais leves e menos ruidosos. Ainda que tenham se popularizado e evoluído nos últimos anos, esses pneus ainda têm, na maioria das vezes, estabilidade e números de frenagem inferiores aos pneus convencionais.
O que são pneus run flat?

Pneus runflat têm a capacidade de rodar, mesmo quando furados, a um limite de 80 km/h por, no máximo, 80 quilômetros, o que permitiria chegar a um local para a troca, o que dispensa o estepe. Para isso, esse tipo de pneus têm as estruturas laterais reforçadas para suportar as cargas adicionais e não deformar tanto quanto aconteceria com um pneu convencional.
Pneus têm validade?
Não existe, necessariamente, uma validade para os pneus e a maioria das marcas oferece uma garantia de cinco anos a partir da data da compra. Caso não tenha a nota fiscal da compra, fica valendo a garantia de cinco anos após a fabricação. Para identificar isso, basta procurar nas laterais o número DOT, sendo que os quatro últimos dígitos indicam semana e dois últimos dígitos do ano de produção (por exemplo, 1315, 13ª semana de 2015).
Rodízio de pneus: o que é e pra que serve?

Em média, deve ser feito a cada 10 mil km - a informação precisa consta no manual. Serve para que os pneus tenham um desgaste uniforme. Existem planos diferentes de rodízio para modelos com tração dianteira, tração traseira, pneus unidirecionais e até mesmo para trocas que incluam o estepe. Por isso, o ideal é seguir as recomendações do próprio fabricante.
Como identificar se é hora de trocar os pneus?

Por lei, os pneus devem ter sulcos com, no mínimo, 1,6 mm de profundidade - a maioria dos fabricantes disponibilizam marcas no pneu para identificar quando o limite foi atingido. Apesar de existirem reparos para furos na banda de rodagem, alguns danos exigem a troca dos pneus, como é o caso das “bolhas” que podem aparecer nas laterais dos pneus ao encostar nas guias ou passar por obstáculos como buracos, ou quando a estrutura metálica fica aparente.
O que acontece se não calibrar os pneus corretamente?

A vida útil dos pneus pode reduzir em 45% e o consumo de combustível pode aumentar em 4%. Carros com pneus com falta de pressão são mais suscetíveis à aquaplanagem. Quando o pneu fica mais murcho, sua área de contato com o solo aumenta e ele empurra a água para frente ao entrar em um piso molhado. Com isso, o acúmulo de água a sua frente fica maior. Com pressão baixa os pneus também ficam mais sensíveis a danos na lateral por impacto, como queda em buraco, choque contra o meio fio, entre outros.
Excesso de pressão também é um problema?

Sim - principalmente com picapes. Ao carregar a picape, é preciso aumentar a pressão dos pneus. Mas ao esvaziá-la, a pressão deve ser reduzida ao normal exigido pela montadora. Como o pneu fica rígido, ele tende a quicar mais, trazendo instabilidade ao eixo traseiro por causa desse excesso. Pode causar perda de controle facilmente.
Qual a frequência ideal para calibragem?
O ideal é calibrar toda semana, sempre com os pneus "frios", ou seja, nunca depois de uma viagem. 
Qual é a pressão ideal para os pneus?

Varia de carro para carro. A calibragem sempre deve ser feita de acordo com as indicações da fábrica, que constam no manual do proprietário - alguns veículos também têm etiquetas localizadas na coluna da porta do motorista ou na tampa do bocal de combustível com as indicações.
Como faço para o pneu durar mais?

Calibre de forma correta, faça o rodízio no tempo determinado pelo fabricante e evite aceleradas e freadas bruscas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário