segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Comer pão torrado demais pode causar câncer, diz estudo

Você prefere torradas douradas e levemente macias ou bem escuras, tostadas e crocantes? Se você é do segundo grupo, acredite, você pode estar colocando sua saúde em risco. Segundo estudos a Food Standards Agency (FSA), agência para padrões de alimentos do governo britânico, comer pão torrado demais pode causar câncer.
De acordo com as análises desenvolvidas até agora, a ingestão de alimentos ricos em amido, como o próprio pão e a batata, queimados eleva a ingestão de uma substância química chamada acrilamida, que pode acelerar e intensificar as chances de desenvolver câncer.
Embora essa substância seja um derivado natural do processo de cozimento, pesquisas em animais apontaram que ela pode ser tóxica para o DNA. O mesmo pode acontecer em humanos, embora essa hipótese ainda não esteve comprovada.
De acordo com os cientistas, a substância costuma aparecer em alimentos cozidos, assados ou fritos a mais de 120º C (uma temperatura elevada), graças a uma combinação entre o açúcar, os aminoácidos e a água presentes nesses alimentos; e fica altamente potencializada quando o pão escure, por exemplo. E, embora a acrilamida seja tolerada pelo corpo humano, o problema agora é saber qual a quantidade máxima que podemos ingerir sem que efeitos colaterais negativos surjam futuramente.
Aliás, o câncer não é a única consequência relacionada ao consumo de pão torrado demais. A acrilamida também pode despertar problemas relacionados ao sistema nervoso e reprodutivo.
Para evitar problemas futuros, os especialistas aconselham que alguns hábitos sejam alterados. O ideal é cozinhar os alimentos, especialmente os ricos em amido, somente até ficarem dourados. Seguir à risca as instruções do fabricante ao aquecer ou assar batatas, pizzas e outras comidas prontas também é uma ótima maneira de reduzir o consumo da acrilamida.
Outra maneira eficiente de reduzir a substância em nossos alimentos é evitando guardar batatas na geladeira. Quando expostos a baixas temperaturas, esses alimentos acabam com os níveis de açúcar alterado, potencializando a quantidade de acrilamida na hora do cozimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário