quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Polícia alerta para golpe que bloqueia sinal de alarme de carro

Trava de carro
Se você é do tipo que fecha a porta do carro e aperta o alarme automotivo enquanto se afasta do veículo, é bom mudar de hábito. É exatamente nessa hora que os criminosos, escondidos, acionam um aparelho, conhecido como "Chapolin", que altera a frequência do alarme do veículo, impedindo o travamento das portas e facilitando o roubo. Cinco casos foram registrados na Zona Sul do Recife em apenas uma semana.

O objetivo dos criminosos é roubar objetos deixados no interior dos carros pelos proprietários que não percebem que a trava não foi acionada.

O dispositivo "Chapolin" é encontrado, facilmente, em sites de compras, nos mais variados modelos, e é comercializado por até R$ 550. "O aparelho bloqueia qualquer alarme que atue nas frequências 433 Mhz e 315 Mhz. Atua em alarmes automotivos [bloqueia 95% dos carros], portões de garagens, alarmes residenciais e comerciais, enfim, todo equipamento que seja ativado por controle remoto", diz um dos anúncios.


Para evitar cair no golpe, a polícia orienta que o motorista deve voltar para verificar se as portas estão mesmo trancadas e ter cuidado para que não tenha ninguém muito próximo que possa clonar a frequência. "A garantia é fazer o travamento manual. Caso não seja possível, é bom sempre comprovar que as portas fecharam mesmo", afirma Carlos Couto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário