
Será que bateu um remorso?
Publicidade
A música dos Beatles foi proibida entre 1964 e 1966, já que seria um símbolo do imperialismo. Mas em 2000 Fidel Castro inaugurou uma estátua em tamanho real de John Lennon em Havana. O ditador disse que ele era um “revolucionário” por pregar a paz.
Doce paciência
Uma hora e meia. É esse o tempo de espera, no fim de semana, para ser atendido na sorveteria Coppelia, em Havana. E olha que ela só tem TRÊS sabores! O sucesso é explicado pelo preço: cerca de R$ 0,10 para os cubanos e R$ 4 para os turistas.
A derrota da Coca-cola
A Coca-Cola também era vetada no país, mas foi liberada em 2015. Porém, vai demorar para ganhar o mercado: nestes anos todos, a TuKola, fabricada na ilha, caiu no gosto do povo. Ela é menos açucarada que a rival. Outros refris locais são a Gaseosa e a Materva.
Todo mundo igual na escola
A educação é gratuita e de excelente qualidade. Para que não haja diferenciação de classes econômicas, o uniforme é obrigatório e padronizado. Na pré-escola, é vermelho e branco. No fundamental, amarelo e branco. Para os pré-universitários, azul e branco.
Garras contadas
Como a ilha se manteve (e foi mantida) isolada comercialmente do resto do mundo, o controle alfandegário é rígido, com várias leis bizarras. Se um cubano viajar para fora, só pode trazer de volta exatas 24 unhas postiças. Faria mais sentido se fossem 20, né?
Abacaxi com ketchup
Pizza feita de abacaxi. Esse é um dos sabores mais populares no país – lá, quase não há queijo. Também não existe fast-food, então pizzas viraram uma verdadeira paixão nacional. São servidas até na praia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário