sexta-feira, 10 de junho de 2016

HOJE: Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco realizam paralisação

Os trabalhadores em Educação realizaram na manhã de hoje (03) mais uma Assembleia Geral. Realizada no auditório da Universidade Católica de Pernambuco, a reunião teve como objetivo discutir a Campanha Educacional Salarial 2016, e debater o desmonte que a Educação vem sofrendo no âmbito estadual e nacional.
O presidente do Sintepe, Fernando Melo, repassou aos trabalhadores as propostas do Governo, que entre elas, estavam: a de reajustar em 11,36% apenas para os professores com formação em Magistério, a partir de 1º janeiro de 2017, com pagamento do retroativo de 2016. O Governo também lançou a proposta de reajustar em 7% o valor do vencimento base para toda a grade dos professores da Licenciatura a partir de janeiro de 2017, com pagamento do retroativo referente a todo o exercício de janeiro deste ano, apenas para os professores com vencimento inferior ao piso. A terceira questão seria o reajuste de 6,12% para os auxiliares, assistentes e analistas, a partir de 1º de janeiro de 2017. A comissão de negociação não aceitou a proposta e a categoria aprovou na assembleia e referendou essa ação.
Sobre a mudança no calendário de pagamento, a direção do sindicato informou que o setor jurídico entrou com uma liminar contra o atraso nos vencimentos da categoria, uma vez que, é perceptível que o dia 08 ultrapassa o limite do quinto dia útil. De acordo com 465 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o pagamento do salário mensal deve ser efetuado até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido. O processo de número 0021376-49.2016.8.17.2001 e que foi direcionado para a 6ª Vara da Fazenda Pública pode ser acompanhado pela categoria.
Com o objetivo de se posicionar contra essa desconstrução estadual e nacional da Educação, a categoria aprovou em Assembleia Geral a participação do Sintepe no ato que será realizado no dia 10 de junho, na Praça do Derby, a partir das 14h. O sindicato participará no dia 13, na Secretaria de Administração de mais uma rodada de negociação com o Governo e convoca a categoria para participar no dia 17, no turno da manhã, de mais uma Assembleia Geral. O local será amplamente divulgado, assim que for definido.
Agenda
10/06 – Paralisação de 24h como protesto ao não cumprimento do Piso Nacional e contra o desmonte da Educação.
13/06 – Reunião de Negociação com o Governo (Campanha Salarial Educacional 2016).
17/06 – Assembleia, às 9h, em local a ser definido! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário