Não são só os turistas que estranham os comportamentos exóticos dos chineses. Os próprios chineses estão condenando alguns hábitos curiosos praticados pelos conterrâneos. Por isso, o órgão de turismo chinês acaba de lançar uma nova versão do "manual de boas maneiras", destinado aos turistas orientais que circulam o país mais populoso do mundo. A cartilha lista condutas proibidas na China, mas que são muito praticadas pelos viajantes.
Muitos dos comportamentos podem parecer meio óbvios para quem está acostumado a viajar, como bloquear ou interferir no trajeto de aviões, danificar patrimônios históricos, ou não seguir instruções policiais. No entanto, segundo o órgão de turismo da China, a incidência de infrações desse tipo aumentou muito nos últimos anos, e a maioria é praticada pelos próprios turistas chineses. A cartilha também enumera comportamentos proibidos para os guias turísticos, e quem não cumprir as normas pode até ser proibido de viajar.
Esse não é o primeiro "manual de bons costumes" elaborado pelo governo chinês. Há alguns anos, o órgão de turismo elaborou uma cartilha com algumas atitudes condenáveis, como colocar o dedo no nariz, ou tomar sopa diretamente na vasilha. Pelo visto, elas não foram suficientes para conter os turistas.
Veja alguns dos comportamentos proibidos no país, segundo a nova cartilha:
Para os turistas
- Violar as regras das atrações turísticas
- Desrespeitar ordens policiais
- Violar os hábitos locais
- Danificar patrimônios ou instalações públicas.
- Interferir ou bloquear o trajeto de aviões, ou de qualquer outro meio de transporte público
- Participar de jogos de azar, ou qualquer tipo de ato pornográfico que envolva drogas
- Praticar atos que danifiquem o meio ambiente
Para os operadores de turismo
- Induzir os turistas a gastarem, modificar preços ou falsificar dinheiro
- Ameaçar turistas
- Desrespeitar crenças e/ou culturas de turistas estrangeiros que vão à China
Nenhum comentário:
Postar um comentário