terça-feira, 31 de maio de 2016

FINANÇAS PESSOAIS: 7 mentiras sobre dinheiro que você já ouviu e não deve acreditar nunca

Ter uma vida financeira saudável é extremamente importante em qualquer momento da vida. Porém, aos 30 anos, cuidar das finanças é mais crucial ainda, pois é nessa fase que a vida profissional costuma começar a decolar de fato e o dinheiro entra na conta. No entanto, pequenas mentiras acabam afastando as pessoas de ter o planejamento necessário. A colunista do site Business Insider Kathleen Elkins listou várias dessas mentiras e o InfoMoney compilou sete delas que você deve parar de contar agora.


1 – Se eu não olhar, minhas contas vão acabar se resolvendo

Uma das piores coisas que se pode fazer é ignorar sinais de alerta nas finanças quando eles aparecem. Cheque sua conta bancária, não importa o quão assustador o número possa parecer. Se você está falido, é melhor saber disso e tentar resolver o problema. Sem saber a extensão dele, não é possível fazer muita coisa.


2 – Não adianta negociar com cobradores

Em alguns momentos da vida, você pode acabar se encontrando no lado errado da relação com seu banco, ou, pior ainda, com um cobrador. O melhor é fazer sua voz ser ouvida, negociar taxas menores e se recusar a aceitar um não como resposta.


3 – Eu devo comprar uma casa

A compra de um imóvel é algo muito custoso. Além de seu valor, ainda há ainda os gastos com manutenção e impostos, por exemplo, além do financiamento. Assim, ao invés de comprar um imóvel apenas porque essa parece ser a escolha “adulta”, é melhor garantir que as finanças estejam muito bem organizadas antes de sair do aluguel ou da casa dos pais.


4 – Se eu usar minha previdência agora, conseguirei recuperar o dinheiro depois

Se você tem qualquer tipo de investimento planejado para a aposentadoria, seja a previdência, um fundo de pensão ou outra aplicação, os 30 anos, definitivamente não são a idade adequada para mexer nesse montante. Os juros compostos são parte essencial para fazer o bolo de dinheiro da aposentadoria crescer no longo prazo. O melhor, se a situação apertar, é cortar despesas e compras.


5 – Não ganho o mesmo que outras pessoas da minha idade e isso é um problema

Claro que é importante ter uma competição saudável com os colegas e amigos, mas passar todo momento tentando superar seus pares é uma maneira muito rápida de acabar sozinho. O melhor é seguir seu próprio caminho para o sucesso profissional e financeiro.


6 – Não tenho experiência para investir

Você não precisa ser um expert em finanças pessoais ou usar jargões econômicos para começar a investir. Não precisa vir de uma família influente ou ganhar um salário estrondoso também. Na verdade, com pouco dinheiro é possível começar a aplicar e lucrar muito no longo prazo, só é preciso disciplina e buscar boas aplicações.


7 – Se eu tive o crédito aprovado, posso usá-lo como quiser

Provavelmente chegará um momento em que seu limite de crédito irá dobrar, triplicar ou até mesmo quadruplicar, especialmente se você pagou suas contas sempre em dia nos últimos anos. Se o seu limite aumentou, você provavelmente fez por merecer, mas não caia na tentação de sair gastando e aumentando desenfreadamente seu padrão de vida, pois isso pode prejudicá-lo no futuro.

Fonte: Infomoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário