segunda-feira, 18 de abril de 2016

Entenda a diferença entre a íngua benigna e a íngua maligna

Você sabe o que é íngua (ou gânglio)? São aqueles carocinhos que aparecem no corpo. As ínguas são reações do nosso corpo, uma defesa do organismo, e podem surgir em vários lugares. Mas quando elas não desaparecem e com o tempo aumentam de tamanho, podem ser sinal de uma coisa mais séria.

É a íngua que avisa quando alguma coisa no organismo está errada. Ela costuma aparecer quando há alguma infecção. A íngua deve durar, no máximo, um mês. Se ela não sumir, crescer e endurecer, é hora de procurar um médico.

E como diferenciar a íngua de um câncer? Os médicos dão as dicas: nos dois casos, os gânglios podem aparecer em qualquer parte do corpo. Em caso de serem benignas, as ínguas não alteram o tamanho e doem; já no caso do câncer, elas aumentam, são mais rígidas e múltiplas. Além da íngua, febre, coceira na pele e sudorese são outros sintomas do câncer. Só a biópsia do gânglio pode comprovar o diagnóstico de um câncer.

O linfoma é um tipo de câncer que provoca tumores nos linfonodos. Os tumores podem atingir todas as glândulas linfáticas, apenas um linfonodo ou se espalhar pelo corpo. Existem dois tipos de linfoma: o Hodgkin e o não-Hodgkin. O Hodgkin é mais fácil de curar.

O tratamento para todos os tipos de cânceres depende de cada paciente, tumor e fase da doença. Em resumo, os tratamentos são: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, drogas biológicas e imunoterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário